TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Sociológicos da Educação

Por:   •  24/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  9.061 Palavras (37 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 37

 [pic 1]

                   

Universidade Anhanguera

Centro de educação a Distância

Curso de Pedagogia

Fundamentos Sociológicos da Educação.

Angela aparecida de oliveira R.A: 447037

Noemi aparecida pinheiro de Andrade R.A: 8322776019

Simone Cristina rocha pimenta R.A: 8321773407

Prof.ª:_______________________________

Tutor Presencial: Joel A. Silveira Júnior

Pólo Zona Norte Sorocaba / SP

04/11/2014

SUMÁRIO[pic 2][pic 3][pic 4]

                                                                                                                                         Pag.[pic 5][pic 6]

1.        INTRODUÇÃO        

2.        CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA PARA A PRÁTICA EDUCACIONAL.        

3.        TEORIAS DA APRENDIZAGEM        

4.        FATORES QUE INTERFEREM NO DESENVOLVIMENTO DOS SERES HUMANOS.        

5.        PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DO JOGO PARA A EDUCAÇÃO.........................

6.        JOGOS INTERATIVOS.        

7.        CONSIDERAÇÕES FINAIS.        

8.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

APRESENTAÇÃO

Neste trabalho, desenvolvemos um estudo do seu inicio da ciência Sociologia, qual era o contexto histórico da época, os acontecimentos promoveram na mente de seus idealizadores a necessidade de uma ciência voltada para a área humana. Uma ciência que estudaria o relacionamento entre os indivíduos o que traz o desejo e a necessidade de viver com pessoas que compreendem seus defeitos problemas necessidades

Para tanto, ligamos esse processo à tentativa da educação de se afirmar como campo de conhecimento autônomo frente ao diálogo com outros campos científicos, o que pressupõe discutir o problema da busca de definição do status da educação como ciência.

 Assim, interessa-nos articular o debate à busca da autonomia e identidade da educação como campo científico que, em meados do séc. xx, procura se consolidar e definir objeto de estudo próprio e legítimo. Esse tipo de enfoque se situa no campo da sociologia do conhecimento e se constituirá sob uma dupla perspectiva: como um fenômeno histórico-social e como um processo intelectual, o que significa afirmar que procuramos resgatar a trajetória da sociologia da educação a partir das tendências teórico-metodológicas de prestígio e da sua inserção no contexto político-social, destacando os aspectos relacionados às mudanças na função social assumida pela escola ao longo do tempo.

 


O significado de Sociologia e suas contribuições para a educação.

A sociologia apareceu no século XIX, na França com o objetivo de explicar as dinâmicas das sociedades humanas contemporâneas.

 O socialismo aparece a partir do desejo de viver em uma sociedade de igualdade, os sociólogos queriam entender o que levava as pessoas a viver unidas, e desenvolver um a maneira para proteger as pessoas da desintegração social.

A Sociologia tem a função de, ao mesmo tempo, observar os fenômenos que se repetem nas relações sociais – e assim formular explicações gerais ou teóricas sobre o fato social –, como também se preocupa com aqueles eventos únicos, como por exemplo, o surgimento do capitalismo ou do Estado Moderno, explicando seus significados e importância que esses eventos têm na vida dos cidadãos. A sociologia se firmou como ciência ao longo do século XX.                                                                                      

O processo de formação da Sociologia se deu em um momento no qual o mundo estava sofrendo os efeitos de importantes transformações, como as da Revolução Industrial e, em meio a esse cenário, muita coisa precisava ser repensada, do modo de viver à formação e preparação do indivíduo para a vida nesse novo tipo de sociedade que nascia. A Sociologia surge então para compreender as novas formas das sociedades, suas estruturas e organizações. Assim como toda forma de ciência, a Sociologia pretende explicar a totalidade do seu universo de pesquisa. O conhecimento sociológico, por meio das suas teorias, conceitos e métodos, constituem um importantre instrumento para entender a realidade social e de suas inumeras redes ou relações sociais.

Autores como Auguste Comte e Émile Durkheim, podem ser estudados como pessoas importantes quando se fala em nascimento da sociologia e sua estruturação como ciência.

[pic 7][pic 8]

http://sociologialimite.blogspot.com.br/2009/12/auguste-comte-o-homem-que-quis-dar.html

Também em sua obra, o Positivismo aparece como uma filosofia cujo objetivo era o de garantir o que se considerava como uma necessária evolução da humanidade em direção ao progresso, ao mesmo tempo em que afirmava uma ordem preestabelecida, nas quais as infrações eram percebidas como negativas.

Comte teceu algumas considerações pedagógicas sobre a importância, o papel e a proposta da educação positivista, entretanto não conseguiu elaborar um tratado sobre educação universal.

A educação positivista é dividida em dois níveis: a educação familiar, que é a educação espontânea, materna e voltada à formação moral; e a educação sistemática e pública, que ocorre após a formação moral inicial por meio de filósofos-educadores. O método da educação positiva também se divide em duas fases: antes da puberdade, quando enfatiza a preocupação com o concreto, a observação e a prática de exercícios; e a partir da puberdade, momento em que busca a sistematização por meio de lições formais e programação hierárquica e orgânica das Ciências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.3 Kb)   pdf (702.2 Kb)   docx (912.6 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com