TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Sociológicos da Educação

Por:   •  12/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  726 Palavras (3 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Fundamentos Sociológicos da Educação

Atividade Colaborativa

NOME

Elza Cristina Alves Corvino

RA

6658402899

Atividade Colaborativa

Anhanguera Educacional

ANO 2014

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Fundamentos Sociológicos da Educação

Atividade Colaborativa

Atividade Colaborativa

Atividade desenvolvida para a disciplina Fundamentos Sociológicos da Educação apresentada à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do professor-tutor (Milton Andreza dos Reis).

Anhanguera Educacional

ANO 2014

Análise sociológica sobre o sistema educacional brasileiro

Fundamentação teórica: análise de Pierre Bourdieu

Contextualização sobre o sistema educacional brasileiro e suas desigualdades

Considerações finais

Referências Bibiográficas

Análise sociológica sobre o sistema educacional brasileiro

Segundo à teoria de Pierre Bourdieu,a escola transfere conhecimentos de uma geração para outra, ou seja o poder economico da familia é viavel à facilidades ou impede, este processo. Isto está diretamente ligado ao desempenho dos alunos em sala, os mesmos são avaliados pela qualidade e quantidade de bagagem trazidas de casa, além de vários “Legados”, como o seu comportamente em publico.

Fazendo com que os estudantes de classe baixa, encarem a trajetoria dos predominates “bem-sucedidos” como recompensa de um esforço que não foi realizado, pois na realidade estes as vezes tem o mesmo ou menos seguimento academico que o seu.

Uma exibição clara na sociedade sobre a perpetuação da desigualdade educacional é o fato notavel da frustação do insucesso escolar, que leva muitos alunos e suas familias a investirem quase nada no seu aprendizado formal, segurar-se em um campo que se auto-alimenta como desprivilegiado e incapaz.

Bourdieu incentivava que a escola deixasse de lado a bagagem cultural de cada aluno, começando do zero, estimulando a capacidade psicomotora de cada um. Porém com o tempo está ideia foi sendo tirada, tomou quase que conta de toda a obra do sociologo, mostrando então que na realidade esta competição escolar seria uma situação não contornavel.

No campo eduacional brasileiro ainda hoje podemos afirmar que existe sim, uma desigualdade tamanha, principalmente da parte do governo para com a população de baixa renda, fazendo assim com que a teoria de Bourdieu continue a tona, um exemplo irrelevante é media notório do desempenho entre escolas particulares e publicas, sendo que não podemos colocar a culpa somente no governo, as vezes um mesmo professor que dá a mesma aula em uma escola particular também não extracta o maximo do seu conteudo em uma escola publica, e julga que é falta de recurso, independente do seu livro ser diferente o conteudo e discilplina é a mesma, porém como extrair o maximo de um aluno que vem com uma bagagem em pequeno conhecimento ? A desigualdade é sim o grande problema da educação Brasileira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (103 Kb)   docx (167.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com