TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Sociológicos da Educação

Por:   •  18/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Fundamentos Sociológicos da Educação

Atividade Colaborativa

NOME

RA

Atividade Colaborativa

Anhanguera Educacional

2014

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Fundamentos Sociológicos da Educação

Atividade Colaborativa

Atividade Colaborativa

Atividade desenvolvida para a disciplina Fundamentos Sociológicos da Educação apresentada à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do professor-tutor (Milton Andresa dos Reis).

Anhanguera Educacional

ANO

Análise sociológica sobre o sistema educacional brasileiro

Fundamentação teórica: análise de Pierre Bourdieu

Pierre Bourdie por sua vez estabeleceu conceitos para explicar sua analise sobre a escola que são eles campus e habitus onde aponta que a escola é um lugar de reprodução social e que o fracasso educacional está ligado a posição social e a sociedade em que a escola está.

A escola então seria dominada, portanto pelo que a sociedade a qual ela está inserida estabelecendo assim o domínio da reprodução social predomina e as desigualdades sociais é para ele a cultura das classes dominantes.

Não sendo por assim acidente que os filhos das classes mais abastadas terem mais sucesso e oportunidades nas universidades sendo por assim dizer que eram portadores de uma cultura provida de uma linguagem culta na qual estavam mais predispostos a expressar seus ideais e pensamentos mais claramente, enquanto que os filhos das classes menos favorecidas não apresentavam um resultado semelhante nem tão pouco satisfatório.

A escola por concepção de Pierre propicia um dialeto do qual favorece a reprodução social dos setores predominantes, sendo, portanto um reflexo de desigualdades sociais inatas onde cada ser em si terá sucesso a partir de seus esforços e talentos.

Porem para cumprir seu fator social a educação escolar se tornou obrigatória, mas de certa forma ainda não foi possível estabelecer uma pratica educacional capaz de ser indiferente a posição social a qual o aluno está inserido.

Contextualização sobre o sistema educacional brasileiro e suas desigualdades

Pesquisas apontam que na década de 80 havia um significativo índice relacionado ao fracasso escolar nas series iniciais decorrentes da desnutrição infantil onde em muitos casos a melhor refeição ou talvez

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (43.3 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com