TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da Educação

Por:   •  17/9/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.233 Palavras (5 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 5

A organização tempo e espaço na Educação Infantil

O tempo e espaço na escola de educação infantil José Virgilio B. são  organizados de forma padrão de acordo com as demais escolas que pude acompanhar. O professor tem o tempo bem aproveitado e deixa seus alunos ativos durante todo o dia utilizando também o seu espaço, ele conseguiu aproveitá-lo de maneira eficiente e prazerosa para os alunos.

        Começando o dia com a chegada e a acolhida de sua turma da pré-escola, o professor dá as boas vindas aos alunos, aguardando a chegada de todos em fila com uma cantiga, todos cantam juntos e começam a se animar para começarem mais um dia de aula. Com a chegada de todos, o professor continua sua cantiga caminhando de “trenzinho” até a sala de aula onde os alunos vão se acomodar. Quando todos estão à vontade em seus lugares o professor mais uma vez anima sua turma com uma conversa informal e explica qual será a próxima atividade.

        Como primeira atividade, foi feita uma rodinha em sala de aula com todos os alunos, com isso, ficaram a vontade para contar como foi o final de semana. Feito isso ele preparou algumas atividades para o desenvolvimento cognitivo e motor de sua turma aproveitando o tempo e o espaço disponíveis para tais atividades. Foram utilizados também, joguinhos lúdicos e objetos de pintura e desenho.

        Após as atividades em grupos o professor orientou seus alunos para a hora do lanche, saíram em forma de “trenzinho” da sala de aula e formaram fila para se alimentarem no refeitório. O tempo do recreio foi também bem aproveitado por todas as crianças com a orientação do professor e de outros funcionários. Tiveram tempo para se alimentar e para brincar entre si e as outras turmas da pré-escola.

        Terminada a hora do recreio o professor conduz seus alunos novamente até a sala de aula, desta vez ele reserva um tempo para o descanso da turma onde eles podem repousar após o lanche fazendo o jogo do silêncio ou apenas ficando mais calmos em seus lugares, desenhando em silêncio ou até tirando uma soneca.                 O professor vai lentamente reintegrando os alunos às suas atividades para que possam voltar a trabalhar o conteúdo a ser praticado em sala de aula, agora com atividades voltadas para a capacidade auditiva e para a imaginação. O professor utilizou histórias e preparou brincadeiras de faz de contas e as crianças adoraram, todas participaram com muito entusiasmo.

        Para sair um pouco da rotina, faltando vinte minutos para o término de sua aula o professor saiu com seus alunos até o pátio onde fica o parquinho de diversão da escola, orientou os alunos e os deixou à vontade para brincar com seus coleguinhas até que fosse dada a hora de ir embora.

        Para a hora da despedida o professor chamou seus alunos e com eles ele cantou uma música, os alunos ficaram empolgados mesmo no final da aula e todos participaram, estavam felizes e satisfeitos. No final cada um deu um abraço no professor, com sinal de agradecimento, e seguiram para casa satisfeitos.

        A organização do tempo e espaço na educação infantil é de suma importância e deve ser preparada por um corpo docente especializado, professores, pedagogos e profissionais capacitados para tal planejamento.

A organização da rotina deve ser adequada ao tempo de permanência da criança na escola, ou seja, se período integral, caracterizado pelo Ministério da Educação, com no mínimo de sete horas diárias, ou meio período, totalizando quatro horas diárias. (PORTAL EDUCAÇÃO, 2013)        

        É a partir da organização do tempo e espaço na escola que podemos contribuir para uma educação de qualidade e cuidados à criança.         O tempo que a criança passa na escola deve ser totalmente preenchido com estímulos e oportunidades, deve ser repleto de desafios para que ela cresça e aprenda cada dia mais. Para que isso seja possível, é necessário o planejamento destas atividades, seja ele mensal ou semanal, só assim o professor será capaz de conduzir seus alunos de acordo com o esperado para seu desenvolvimento. O planejamento deve conter o passo a passo do dia a dia da criança em sala de aula, incluindo: entrada, atividades, refeição, descanso, higiene e saída.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (78.4 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com