TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da Educação

Por:   •  18/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Atividade a Distância 1 (AD1)  2º SEMESTRE / 2018 Disciplina: Fundamentos da Educação IV Coordenadora: Profª. Lúcia Aparecida Valadares Sartório Tutora a Distância: Profª. Anne Caroline Gonçalves

AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 1 – AD1

  1. Que fatores distinguem o senso comum e o pensamento científico? (Valor: 4,0 pontos)

O conhecimento amparado no senso comum está ligado ao conhecimento popular, ou também dito vulgar por muitas pessoas. É um conhecimento transmitido de geração para geração, através de um processo de educação informal, que em suma é baseado pela imitação e experiência vivida, sendo um conhecimento empírico. Cito como exemplo de conhecimento comum, onde muitos acreditam que o consumo de leite com manga pode levar uma pessoa à óbito.

Já o conhecimento científico está pautado pela busca do conhecimento racional, que conduzido por meio de procedimentos científicos busca provar tais conhecimento, ou seja, é um conhecimento pautado pela comprovação das informações e a superação do campo das aparências. Assim, cito como conhecimento científico a comprovação que a ingestão de manda e leite não levam à óbito devido aos seus componentes químicos não possuírem teor de envenenar ou causar qualquer desconforto ao metabolismo.

  1. A Terceira Semana da disciplina Fundamentos da Educação IV disponibiliza dois vídeos muito significativos sobre o ensino, especialmente na fala de José Carlos Libâneo, na qual evidencia o caráter específico da escola e o papel que exerce na sociedade. De que modo a escola disponibiliza espaço...

De que modo a escola pode se tornar um espaço de curiosidade e estímulos para os estudantes superarem o senso comum e desenvolverem o pensamento científico?

(Valor: 6,0 pontos)

José Carlos Libâneo, destaca em seus estudos a necessidade da escola estar preparada para a formação de diferentes sujeitos/indivíduos no estímulo ao desenvolvimento de suas capacidades intelectuais, onde, a escola, através do conhecimento formal, tem o dever se assegurar o processo de ensino e aprendizagem de seus alunos, observando suas particularidades, os diferentes sujeitos que naquele lugar estão e sua diversidade social e cultural.

Assim, a prática e a atuação docente asseguram uma grande parcela do desafio de ensinar dentro da escola atual, onde, esse educador assume um papel de estimulador à reflexão e ao dinamismo as diferentes esferas do conhecimento. E, a partir, do conhecimento dos seus discentes estabelecer ações desafiadoras, problematizadoras, o raciocínio, análise, comparação e sistematização dos saberes, oferecendo assim, bases para a construção de um pensamento reflexivo e científico objetivando um olhar para esse aluno além dos muros da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (128.7 Kb)   docx (42.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com