TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da Educação

Por:   •  26/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.293 Palavras (6 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 6

JOICY DA SILVA LOPES

RA 8052643

Projeto Fundamentos

Avaliação continuada feita pelo Centro Universitário Claretiano, para verificação parcial do desempenho na disciplina

VITÓRIA- ES

2018

Projeto Fundamentos da Educação

Tecnologias de Informação e Comunicação ( Tics ) e sua utilização para o ensino

As Tecnologias de informação e comunicação tem facilitado muito a vida do professor de hoje e o processo de ensino, isto para aqueles que tem utilizado as ferramentas disponíveis.

Ainda hoje existem professores que não se interessam no uso de computadores, internet e todas essas novas tecnologias de informação e comunicação, atrasando e tornando o ensino pobre. Através das Tics é possível fazer um planejamento de aula em menos tempo e maneira mais eficaz, afinal de contas hoje você pode digitar no google, por exemplo, atividades de números e surgem várias opções o professor apenas coloca a logo marca da escola, imprime e distribui a tarefa.  Na verdade o computador “pensa” por ele, também existe a possibilidade de conseguir ideias criativas e lúdicas de como ensinar um aluno com uma determinada dificuldade, de como trabalhar a indisciplina, porém, aqueles que são avessos a tecnologia acabam gastando muito tempo para planejar suas aulas, e acabam preparando atividades desmotivadoras e sem criatividade que não chamam a atenção da criança, e que não lhes proporciona nenhuma aprendizagem, afinal de contas o mundo mudou e as crianças de hoje aprendem de forma diferente das crianças dos anos 90 por exemplo.

Todavia, se a sociedade se modificou, o processo de ensino aprendizagem também precisa se modificar para promover um aprendizado com significado para as crianças e adolescentes, auxiliando assim na redução da evasão escolar e tornando o ambiente de aprendizado estimulante.

As tecnologias de informação e comunicação, também auxilia na proximidade do professor com as famílias, a comunicação entre a escola e todos os agentes envolvidos fica facilitada, afinal hoje não tem como você não achar alguém com o surgimento de redes sociais e whatzap.

O professor trabalha muitas vezes em mais de uma escola, com salas númerosas e as Tics nesse caso são fundamentais para administrar todas as informações necessárias para o professor, que pode avaliar melhor seus alunos através da tecnologia, pois o risco das informações se perderem é muito baixo, diminuindo também o uso papéis, já que antigamente era comum o professor armazenar uma pilha de papéis por onde passava.

A agilidade com que a informação sobre o desempenho do aluno pode chegar aos pais também é mais uma vantagem, pois as informações não têm mais como se perder, a não ser que o professor se esqueça de registrar. Existe uma otimização do tempo e do trabalho, sobrando mais tempo para professor aproveitar seus dias de folga, o que não acontecia, pois, o professor sempre levava trabalho para casa ficando assim sem tempo para sua vida pessoal. Uma correção de trabalhos e provas fica mais ágil nesse processo, o tempo de resposta para o aluno sobre a avaliação reduz, porém quando o professor se recusa a utilizar os recursos disponíveis o trabalho fica maior, e por consequência o rendimento dele como profissional e até mesmo da turma fica prejudicado, por que falta tempo para planejar, tempo para corrigir trabalho, e tempo para que o profissional descanse e recarregue as baterias, e como resulta o professor acaba sempre cansado, desmotivado e sem criatividade , fazendo com que os alunos também acabem ficando desmotivados, pois a aula se torna monótona e desestimulante, e no século XXI, as crianças são muito mais estimuladas o tempo todo pelos meios de comunicação e internet, tem acesso cada vez mais cedo a essas tecnologias.

A escola precisa se tornar um ambiente produtivo e moderno que chame a atenção dos alunos para conhecimento com significado, já que outro entrave da falta do uso das tecnologias é fato do ensino se tornar um arcaico e sem sentido para o aluno, pois a aprendizagem precisa fazer sentido para a criança. Antigamente o professor era apenas aquele que sabia mais, e transmitia conteúdos para os que não sabiam de nada, mas hoje isso acabou, tendo em vista que hoje nós também temos cursos na modalidade á distancia, onde as pessoas podem aprender sem sair de casa, sendo assim todas as informações que o ser humano precisa hoje estão apenas a um clique de distância, e eu não necessito de um professor para adquirir um determinado conhecimento, tornando assim este profissional hoje um mediador do conhecimento e não o único detentor dele. O conhecimento hoje é acessível a qualquer um que possua um computador e tenha acesso a internet, até mesmo através de um aparelho celular é possível assistir uma aula, utilizar um aplicativo para aprender qualquer coisa que um aluno queira, e se o professor quiser permanecer no mercado de hoje ele precisa se atualizar com a mesma frequência que as tecnologias avançam, e saber utilizar essas ferramentas ao seu favor enquanto mediador do conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (132.5 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com