TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da Educação 2

Por:   •  24/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Fundamentos da Educação 2

Pólo: Nova Iguaçú                

Curso: Química

Alunas: Vanessa Nascimento Silva  - 14214070098

  Thais Machado – 14214070094

          Jonathan Moreira Rezende - 14214070149

2ª AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA

A palestra misnitrada por Banker Roy em Rajasthan, na Índia, sobre a Universidade Pés-descalços realata o começo da contrução de uma universidade onde certificados e diplomas não são prioridades para adentrá-la ou lá trabalhar e aprender.O relato trata de uma escola que ensina mulheres e homens do meio rural - muitos deles analfabetos - a tornarem-se engenheiros solares, artesãos, dentistas e médicos nas suas próprias aldeias. E com essas profissões, mesmo sendo exercidas sem diploma ou certificado, auxilia toda a aldeida e muitas vezes as comunidades que estão inseridas no entorno. Percebe-se que o o sentido da criação desta Universidade é ajudar o próximo e evidencia que mesmo as comunidades menos valorizadas e que são distantes do centros de atenções mundiais para receber auxílio, podem se reerguer de forma extraordinária utilizando apenas o conhecimento do senso comum. As crenças e informações são passadas de geração a geração por milênios e fazem a diferença até os dias atuais. Mostra que a busca de soluções das problématicas existentes em uma comunidade podem e compravadamente irão surgir no meio que estão inseridas, pois as pessoas que convivem o problemas são aquelas que conseguem por meio de tentativas e erros contorná-las e daí é extraído o conhecimento mais genuíno e verdadeiro. E visto isso, essas informações do senso comum devem ser compartilhadas entre as comunidades que ainda passam por esses problemas.

Para Piaget, o ser humano ao enfrentar os desafios no meio que que vive, seja ele social ou ambiental, ele vive constantemente bsucando soluções para os probelams enfrentados e é disse que se baseia o conhecimento transmitido pela Universidade Pés Descalços onde os professores pessoas comuns em outra época foram desafiadas pelos problematicas no seu meio de conviência e foram automatícamente forçadas a superar esses obstáculos e com isso gerou um conhecimento adquidiro de lições aprendidas que agora poderá ser compartilhada. Um exemplo que fica claro no video sobre a universidades é a forma que é tratada a enrgia solar, utilizadas em diversas utilizadades tal como o fogão a enrgia solar para elaborar as refeições da Universidade e também a iluminação das escolas e a iluminação da própria comunidade.

A interação social é fundamental para construção do conhecimento. E daí, percebe-se todo o sucesso na forma da transmissão e compartilhamento da informações, onde muitas vezes o idioma poderia ter sido um obstáculo, mas contudo foi ultrapassado facilmente pela a vontade de se expressar – a linguagem corporal -  e o querer transmitir todo aquilo que foi aprendido de forma não intencional, na tentativa de solucionar um  desafio diferente a que está exposto que o indivíduo atua sobre o meio, o transforma e se modifica. Tendo como resultado, o aprendizado, que não será mais perdido será uma noa consição do indivíduo e neste contexto terá total capacidade de transmitir e transformar outros indivíduos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (56 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com