TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da Educação

Por:   •  8/4/2015  •  Ensaio  •  256 Palavras (2 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇAO

Aluno: Felipe Mateus Costa

Matéria: Fundamentos da Educação

A MORDERNIDADE

        A Modernidade foi fruto de uma evolução multifacetal: econômica, politica, social, ideológica, geográfica e pedagógica.

        A pedagogia torna-se um objeto de saber cientifico de suma importância para a sociedade. Porém, o Estado é que tomará conta da educação que, por sua vez, promoverá seus fins.

        O movimento de toda essa cultura, até mesmo da educação era o antropocentrismo. Procurava-se um mundo novo que suprisse as necessidades e os anseios dos homens novos, logo, o objetivo da educação na modernidade era produzir um homem novo, apto a compreender , aceitar e atuar nos novos modelos e paradigmas, assim, uma educação para o in divíduo e seu desenvolvimento pessoal. Educação fortemente marcada pelo aspecto social, em detrimento do aspecto individual e subjetivo.

        De certo, para que funcionasse o organismo estatal cada membro deste deve passar por devida instrução, que é a educação.

        No entanto, o estado e as ideias pedagógicas estavam em oposição, pois, o Estado busca uma educação conformista e padronizada em prol de uma convivência pacifica. Por outro lado, o ideal educacional consiste em desenvolver os talentos e as faculdades do sujeito singular, que, na maioria das vezes, são opostos aos ideais de uma educação para o Estado. Assim, nos deparamos com a oposição entre formar de formatar o indivíduo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)   pdf (37.7 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com