TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos e Métodos do Ensino de Língua Portuguesa e Matemática

Por:   •  14/10/2019  •  Dissertação  •  1.249 Palavras (5 Páginas)  •  2.162 Visualizações

Página 1 de 5

PEDAGOGIA

Disciplina: Fundamentos e Métodos do Ensino de Língua Portuguesa e Matemática

Aluno(a): Marlene Mendes da Silva Turma:

Sabemos que a alfabetização assume um papel muito importante na vida social de qualquer ser humano. Durante muitos anos perpetuou-se nas salas de aula uma maneira de educar massacrante. Onde o professor falava e a criança repetia, tempos que o diálogo e o questionamento era banido em salas de aulas.

Na obra “Psicogênese da Língua e da Escrita”, percebe-se que o livro é destinada a educadores que querem compreender a fundo o processo complicado que acontece quando a criança começa aprender a ler e escrever. Logo, a obra apresenta um novo olhar de como professor deve ser em sala de aula no desempenho de sua profissão como educador. Ele deverá aproveitar o que a criança já sabe no seu mundo infantil, pois segundo Ferreiro e Teberoskky, a criança antes de chegar na escola ela já tem ideia de como é a escrita, e é num processo evolutivo que ela vai construindo o conhecimento da escrita em seu mundo cheio de criatividades imaginarias.

Com isso, Ferreiro e Teberoskky, deixam claro que antigamente a “teoria piagetiana tinha pesquisa insuficiente para dar conta da linguagem”, pois a língua escrita era considerada como codificação da linguagem, onde precisava de um único professor capaz de codificar e decodificar a língua escrita. As autoras defendem que a língua escrita deve ser entendida como um sistema de representação da linguagem. Elas afirmam que nenhuma criança chega à escola sem saber totalmente a língua escrita, pois ela vão desenvolvendo de acordo com que o seu meio de convive lhe oferece, daí justifica aquele idéia que a criança não aprende por tem um lápis ou papel na mão. O meio faz com que ela adquiria conhecimentos suficientes para o desenvolvimento de escrita.

Depois dessa teoria de Ferreiro e Teberoskky, fica uma contribuição de reflexão para os educadores, onde eles passaram a compreender que no processo de alfabetização não tem nada de mecânico do ponto de vista da criança, a qual aprende como nos antigos tempos onde o professor falava e escrevia e a criança repetia e copia.

De acordo com Ferreiro e Teberoskky a alfabetização é algo muito profundo, importante e essencial, pois é considerado em função da relação entre o método e o estado de maturidade ou de prontidão da criança. Isso significa que todo processo ensino aprendizado toda ênfase é dado o método utilizado pelo professor e a maturidade da criança é o pré requisito para o aprendizado. Nessa forma de pensar a alfabetização tem dois polos: quem ensina e quem aprende, assim é caracterizado, mas é evidente que só dois elementos não são suficientes para definir todo processo da alfabetização. Falta o terceiro elemento fundamental nessa relação, que é a natureza, pode se dizer que é o objeto do conhecimento da natureza da escrita.

Na obra as autoras mostram as diferentes formas que as crianças vão construindo níveis, hipóteses e lógicas curiosas sobre a escrita em seu mundo antes da alfabetização. Elas progridem de ideias bastantes primitivas pautadas no desconhecimento da relação entre a fala e a escrita para ideias surpreendentes sobre como seria essa relação. Vejamos os níveis que elas passam.

Primeiro nível é o pré-silábica, período o qual parece que a criança não sabe nada de escrita, mas engana quem pensa assim, pois ela conhece bastante desse mundo. Esse nível é conhecido por algumas características bem específicas, a criança pensa que pode escrever com rabisco, letras ou outros sinais gráficos. Ela começa a ter uma diferenciação e noção da escrita quando aprende a escrever o nome, pois percebe que a letra é diferente do desenho. Nesse caso ela imagina que qualquer palavra pode ser escrita da maneira que ela imagina.

No segundo nível chamado de silábico, é o momento que a criança passa ter noção do quantitativo pela quantidade, ela percebe a quantidade de letras que palavra tem e começa a escreve outras palavras com as letras de seu nome de forma diferente, trocando de lugar as letras, e começa a fazer ligação entre o cenário sonoro da linguagem e o cenário gráfico. Ela aprende que a palavra falada representa à escrita.

E No e nível alfabética silábico, a criança escreve uma letra para apresentar cada silaba da palavra, então passa a compreender que cada característica da escrita corresponde sistematicamente uma análise da forma sonora da palavra. Ela acredita que já venceu praticamente todos os obstáculos conceituais para a compreensão do sistema alfabético de escrita, mas se engana, pois ainda tem muito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (38.2 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com