TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Fundamentos e Métodos do Ensino de Língua Portuguesa e Matemática

Por:   •  17/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  761 Palavras (4 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

CLARETIANO – REDE DE EDUCAÇÃO

Tiago Fratantonio

RA 8111220

Fundamentos e Métodos do Ensino de Língua Portuguesa e Matemática

PORTFÓLIO 2- CICLO 3

São José do Rio Preto – SP

2021

Etapa 1.

Texto 1 “O eremita, a jarra de manteiga e o mel”

É um texto de gênero épico de modalidade fabula pois possui uma intenção moral na sua conclusão. Tem uma linguagem que remete aos textos bíblicos, o texto também remete a uma religiosidade parecido com alguns texto e parábolas bíblicas. O Texto também remete ao uma linguagem antiga e não utilizada atualmente, percebidos por seu vocabulário. Percebe-se também o uso da manteiga e mel como algo valioso para a época não condizentes com os dias atuais. A fabula é contato por uma esposa que pretende dar uma lição de moral ao seu esposo para que ele pudesse aprender com os equívocos de um asceta.

Texto 2: A moça e o pote de leite, de La Fontaine Perrete.

O Texto 2 É uma releitura da primeira fabula com atualizações. A fabula tem o mesmo caráter moral da primeira, porém não é destina a uma pessoa especifica como a anterior onde uma esposa destina a lição de moralidade ao seu marido, nesta parece que autora leva o próprio leitor a fazer esta reflexão da moralidade sobre si mesmo. A linguagem parece ser culta, mas possui melhor compreensão por ser mais próxima da atualidade. Percebe-se uma mudança de valores, onde a manteiga e o mel dão lugar ao leite como produto valioso da época.

Texto 3: A menina do leite, de Monteiro Lobato.

O texto 3 tem uma proximidade maior com o texto 2. A fabula tem uma linguagem mais simples e próxima da atual e de maior facilidade de compreensão. A personagem ganha um caráter mais infantil e um detalhamento de si maior. Está sendo dirigido as crianças, personagens do Sitio do pica pau amarelo. Tem o mesmo caráter moral das duas primeiras fabulas, porém, parece nãos ser percebido pela personagem Emília onde ela tenta então com sua imaginação mudar o contexto da fábula sem entender a sua intenção, mas atenta a personagem Dona Benta logo da ênfase sobre o caráter moral da fabula. Podemos então neste trecho perceber o dialogismo com a inserção de outras personagens da Obra Sítio do Pica Pau Amarelo, eles não estão inseridos na fabula em si, e não alteram o caráter moral, mas foram inseridos na conclusão da obra remetendo a estória a uma narração sendo feita pela personagem Dona Benta. Neste texto também é percebido o uso de onomatopeia quando faz alusão ao som dos chinelos da personagem, treque, treque, treque, características de alguns autores em obras infantis que faz com que quem ouve a fabula consiga imaginar e contextualizar a cena

Etapa 2.

Conto “Eu tropeço e não desisto”

Nesta Releitura perde a modalidade de fabula e se torna um conto, pois não tem o caráter moral como nos três textos da análise anterior, a personagem tem uma nova chance de poder fazer o certo e de poder conquistar o seu sonho de encontrar um príncipe encantando. A então uma carnavalização, pois a personagem tem seu destino mudado e o fim de sua história alterado, ela deixa de ficar apenas com a lição de moral e ganha uma nova oportunidade de passar pelo caminho e não tropeçar mais na pedra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (133.5 Kb)   docx (50 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com