TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS E MÉTODOS DE ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA

Por:   •  7/10/2019  •  Projeto de pesquisa  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

KATIA SANTOS DA SILVA MELO

R. A. 8039748

FUNDAMENTOS E MÉTODOS DE ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA

[pic 2]

MOGI DAS CRUZES

2019

[pic 3]

Marquinhos e seu balanço

Em um belo dia de sol, Marquinhos brincava em seu quintal, quando sentiu o sol queimar sua cabeça e um grande calor, tendo assim uma grande ideia.

Ele arrumou duas mudinhas de arvores, arrumou uma pá e então cavou dois buracos para plantar as arvores, já pensando futuramente plantou uma próxima a outra, para que quando elas crescessem e estivessem bem grandes poder serem usadas.

 Assim o tempo foi passando e todos os dia Marquinhos as cuidava regando com muito cuidado.

 Certo tempo depois com as arvores já grandes, Marquinhos finalmente pode aproveita e desfrutar, da sobrinha natural que as belas folhagens produziam, Marquinhos colocou uma bela de uma rede, para descansar no com embalo da fresca brisa.

Forma de Trabalhar

Com a leitura direcionaria aos alunos, como professor desenvolveria a observação das imagens sem concluir no lugar da criança. A cada observação feita pelo educador irá estimular novos olhares. A pergunta tem papel importante no convite à leitura, a escuta atenta das falas e observação da expressão fisionômica da criança são elementos reveladores de como cada um participa e deve ser considerado pelo professor no processo de leitura de imagens. Podemos buscar  situações diferenciadas no papel do professor no momento da leitura do livro sem texto:

 O educador faz a leitura das imagens segundo o seu olhar ou outra forma seria, mesmo tendo sua interpretação convidar as crianças a contarem a histórias a partir da leitura das imagens.

Na primeira situação existe um direcionamento da leitura por parte do professor. Mesmo que as crianças participem com suas observações a leitura foi conduzida segundo o olhar do leitor (o professor).

"São muitos os fatores que influenciam na compreensão estética, dentre eles o meio familiar, o social, o acesso a imagens estéticas, etc. Contudo, a interação situa-se como fator preponderante no desenvolvimento da educação do olhar, uma vez que esta permite o desenvolvimento de idéias mais sofisticadas, as quais possibilitam uma leitura cada vez mais crítica."Rossi (2003, p.130).

Com tudo, por fim procura-se apontar caminhos para responder á pergunta que se originou os estudo, de modo que a ilustração do livro infantil e juvenil seja avaliada a partir da construção de sentindo decorrente da relação da interpretação de texto no processo de leitura da ilustração

Referencias

Livros sem texto para crianças Pré-escolares: produção e leitura.

http://www.casadaleitura.org/

ALVES, Valéria de Oliveira- www.sitedeliteratura.com/Infantil/semtexto.htm

https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/24680

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (435.7 Kb)   docx (275.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com