TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos e Métodos de Ensino de Língua Portuguesa e Matemática Fábulas

Por:   •  21/3/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  779 Palavras (4 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

PEDAGOGIA

KARINE GARCIA

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS 2020

KARINE GARCIA

PORTIFÓLIO

TRABALHO EXIGIDO E APRESENTADO A CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO NO CURSO DE PEDAGOGIA, EM FUNDAMENTOS E MÉTODOS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGESA E MATEMÁTICA.

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS 2020

Discente: Karine Garcia

RA: 8090000

Pólo: São José dos Campos

Disciplina: Fundamentos e métodos de ensino de língua Portuguesa e Matemática

Tutor: Alessandra Correa Farago

Atividade Portfólio (Ciclo 3)

Descrição do Projeto:

1ª etapa da PRÁTICA consiste na construção de um comentário analisando as três versões de uma mesma fábula e na 2ª etapa a construção de um texto relacionando as 3 primeiras versões da fábula: “Menina do pote de leite” com o conto “Eu tropeço e não desisto”.

1° Etapa:

Em análise aos textos conforme orientado, as Fábulas de La Fontaine (século 17), Calila e Dimna  (século 5 a.C.) e de Jean de Monteiro Lobato (século 20), pude notar que os textos são de criações em épocas bem diferentes, assim como os títulos também são diferentes.

        O sentido das fábulas observado e a “moral da história” são semelhantes, uma observação feita é referente aos personagens, que embora sejam diferentes, são figuras humanas, a diferença dos objetos que levam ao sonho dos personagens é que um deles é o mel e o outro a manteiga, tem também o pote de leite e lata de leite.

        Foi possível notar também que, as sequências dos sonhos dos personagens apresentam maior similaridade entre as fábulas de La Fontaine e Monteiro Lobato, ambas diferem da fábula de Calila eDimna, porém estes sonhos tem algo em comum, todos apresentam relação com o dinheiro, ambição e progresso.

        Ao analisar essas fábulas entendo que as mesmas foram escritas e destinadas para adultos pois, possuem linguagem bem elaboradas e com recursos expressivos entre eles: Onomatopeias (palavras que representam sons) e enumerações (sucessão de vários elementos), em contrapartida a fábula de Monteiro Lobato possui uma linguagem mais simples. Hoje é possível obter acesso a outras versões da mesma fábula, direcionadas às crianças com linguagem adequada para a idade.

2° Etapa:

        Nessa segunda fase, analisando o texto sugerido, no conto “Eu tropeço e não desisto”, de Giselda Laporta Nicolelis, o sonho da personagem é vender o leite, comprar galinhas que botam ovos, com a venda destes ovos comprar um vestido azul, casar-se com o príncipe e ir morar no castelo no alto da colina.

Dentre as fábulas analisadas, os objetivos dos personagens são semelhantes, principalmente na fábula de Calila e Dimna, onde um asceta sonha em enriquecer e casar-se com uma mulher de nobre linhagem. Além disso, a menina que ia em direção ao mercado tropeça e deixa cair o leite, assim como nas fábulas de Moteiro Lobato e La Fontaine.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (108.2 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com