TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos históricos da Educação

Por:   •  12/4/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  823 Palavras (4 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL –UAB

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UDESC

CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

  1. AVALIAÇÃO DE: Fundamentos da Educação

Prezado(a) estudante(a): Você está recebendo um arquivo de prova com 2questões dissertativas.
Você deverá preencher corretamente as respostas das questões no próprio arquivo, salvar e depois enviar.

Antes de começar a responder, leia atentamente todas as questões, relembre o que foi estudado e, só depois, procure respondê-las de forma clara, de acordo com a norma culta da Língua Portuguesae demonstrando que alcançou os objetivos da disciplina.

  1. QUESTÃO 1 (6,0 pontos – sendo 2,0 pontos para cada item)

  1. O que você compreendeu a respeito dos fundamentos históricos da Educação?
    (Utilize
    de 100 a 200 palavrasna sua resposta).

Os fundamentos históricos são a base dos processos educativos, importante para todos os envolvidos que incluem direitos e deveres individuais e coletivos, envolvendo os professores, alunos, pais e gestores. Educação é criar, trazer algo à luz, sendo um processo contínuo e prolongado, um processo sociocultural importante papel na construção humana. Sendo uma mediação com a sociedade em mais de um contexto como família, trabalho e outros. A educação não se limita apenas à escola, mas envolve os outros contextos. Os objetivos da educação são a construção e transformação dos valores humanos, desenvolvimento pleno da pessoa, preparo para o exercício da cidadania, qualificação para o trabalho entre outros, dependendo dos contextos em que estão inseridos. A Educação na pré-história remete-se à observação e oralidade. Na Idade antiga a escrita surge e escola é restrita para apenas alguns. Na Idade média educação gera os ofícios, e a escola com professores sob a responsabilidade da igreja, acontece o início das universidades. Na Idade moderna acontecem descobertas tecnológicas onde a escola se reformula, torna-se mais ampla, e o professor ainda detentor do conhecimento. Na Idade contemporânea educação propõe uma formação para cidadão. No Brasil ocorrem três períodos na educação, descobrimento até 1930 a educação tradicional, de 1930 até 1964 os ideais liberais, e 1964 surge o tecnicismo.

  1. O que você compreendeu a respeito dos fundamentos sociológicos da Educação?
    (Utilize
    de 100 a 200 palavras na sua resposta).

A Educação é uma prática social, faz parte da sociedade, que influencia os contextos sociais. História e sociologia influencia a educação com o olhar sociológico no processo educativo. Para compreender os problemas sociais e como interfere na sociedade e suas soluções. O ser humano é ser social, capaz de interação e torna-se ser humano na identificação do outro, cria, transforma. Educação é prática social para a sociedade na construção de conhecimentos, nas experiências em sociedade estabelece meios de conhecimentos. A Educação e sociedade são influenciadas uma na outra e depende de históricos e contextos geográficos. Para Durkheim educação é um fato social, para Parsons personalidade social passa pela escola, fora da escola e grupos de pares, sistemas de recompensa. Para Merton o comportamento é divergente, diversos comportamentos. Waller cita sobre autoridade na escola, e também o sentimento de nós. Elias traz o indivíduo e sociedade, processo social e ser histórico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (78.9 Kb)   docx (35.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com