TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos metedologicos da geográfica

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.092 Palavras (5 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

        

Curso de Pedagogia F50

        

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

Acadêmicos:

Lidiane Pereira da Silva RA: 378363

Erasmo Lopes Carvalho RA: 357044

Elainny Carvalho Sousa RA: 357027

Maria Inês da Silva Sousa RA: 357208

Luzineide dos Santos Sousa Oliveira RA: 393866

GRAJAÚ-MA

2014

                                                 

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

        

Apresento Relatório Final das Atividades Práticas Supervisionadas da Disciplina: : Fundamentos e Metodologia de História e Geografia da Universidade Anhanguera-Uniderp, Pólo em Grajaú-MA. Ministrada pelo Professor Tutor Presencial: Francisco de Assis de Araújo Lima e Profª EAD: Ma. Mariciane Mores Nunes.

Grajaú-Ma

2014

INTRODUÇÃO

Navegar pela diversidade de fontes, confrontar opiniões divergentes e situar a época de cada texto são estratégias certeiras para formar leitores questionadores e críticos. Desde o primeiro rabisco feito por nossos antepassados nas paredes das cavernas até a mais recente crônica de jornal, ironizando a atitude pré-histórica de alguns políticos, não faltam registros escritos para contar um pouco da realidade vivida em cada época pela humanidade.

No processo de democratização dos anos 80 os conhecimentos escolares passaram a ser questionados e redefinidos por reformas curriculares. As transformações da clientela escolar composta de vários grupos sociais que viviam um intenso processo de migração, do campo para as cidades, e entre os Estados, com acentuado processo de diferenciação econômica e social, forçavam mudanças no espaço escolar. As novas gerações de alunos habituavam-se à presença de novas tecnologias de comunicação, especialmente o rádio e a televisão, que se tornaram canais de informação e de formação cultural. Entrava pelas portas das escolas uma nova realidade que não poderia ser mais ignorada. O currículo real forçava mudanças no currículo formal. Essas mudanças passaram a ser consideradas e discutidas pelos diversos agentes educacionais preocupados em absorvê-las à organização e ao currículo escolar. Os professores tornaram-se uma importante voz na configuração do saber escolar, diminuindo o poder dos chamados “técnicos educacionais”.

Este trabalho tem por objetivo mostrar as relações de História e geografia no ambiente escolar, visando exemplificar uma Unidade de Ensino e seus aspectos.

DESENVOLVIMENTO

Ler o espaço, entender sua posição no mundo e compreender como chegamos até onde estamos durante o processo da alfabetização e nos primeiros anos de estudo, esses são os principais objetivos do estudo de História e Geografia. Cabe ao educador não esquecer de considerar o conhecimento que a criança tem do seu espaço, instigando-a a ler os sinais deixados por um processo histórico e a entender as relações sociais aí estabelecidas.

É preciso agir para que o educando perceba o seu papel na confecção do mundo, ainda que sua paisagem seja deteriorada pela ausência/negligência do poder público. Olhar em volta, perceber o que rodeia, relacionando os objetos aos processos históricos, são procedimentos capazes de desenvolver o conceito de cidadania.

Fazer com que a criança perceba a dinamicidade ao seu redor é inseri-la como agente do espaço e da história. E ao ser instigada a compreender o lugar em que vive, é instigada também a conhecer a história do lugar em que vive, visto que os lugares são impregnados de história.

Compreender os fundamentos da Geografia significa conhecer a sua trajetória como ciência e como disciplina escolar, e considerar os pressupostos teórico-metodológicos que lhes dão sustentação. Ao trabalhar com esses referenciais: espaço, grupo, tempo, o professor de metodologia não deve considerar apenas espaços pré-definidos, mas deve trabalhar temas expressos por uma problemática que remeta a eles.

A análise deve estar centrada num tema e não num espaço circunscrito, ou melhor, deve partir de problemáticas. A partir daí alguns conceitos devem ser produzidos: o de paisagem que é a fotografia do espaço num determinado tempo, que expressa a realidade espacial, que tem uma história, sendo portanto apenas a aparência do espaço; o lugar, que é o espaço circunscrito por determinados limites, e que concretiza as relações sociais e os interesses e o movimento do contexto maior, do global; o de localização que permite localizar/situar os acontecimentos; o de orientação que encaminha à localização no espaço, dos eventos, dos lugares em si; o de representação que é a forma de abstrair da realidade concreta e expressá-la mental ou graficamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (126.2 Kb)   docx (52.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com