TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Históricos Teóricos e Metedologicos do Serviço Social

Por:   •  22/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.349 Palavras (18 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 18

                                         

                                                     [pic 1]

Universidade Anhanguera

Centro de Educação a Distância

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL- 4º SEMESTRE.

 

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS TEÓRICOS - METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL III.

PROFESSOR EAD: MS. ELAINE CRISTINA VAEZ GOMES.

                                                                                         

                                                                 

BELÉM-PA.

24/11/2013.                                   

SUMÁRIO

1-CAPA........................................................................................1

2-SUMÁRIO..........................................................................................2

3-1°ETAPA.............................................................................................3

3.2 A Importância do Serviço Social nos dias de hoje............................3

4-2° ETAPA............................................................................................5

4.1 Filantropias e sua Relação com o Serviço Social...............................5

4.2 Assistencialismo e Assistência Social...............................................5

5-3° ETAPA............................................................................................6

5.1 Mercados de Trabalho.......................................................................6

6-4°ETAPA.............................................................................................8

6.1 Atuações do Assistente Social na Área da Saúde..............................8

7-CONCLUSÃO....................................................................................11

1. INTRODUÇÃO.

              O campo de atuação do Assistente Social é um campo vasto, complexo e abrangente. Para atuar de forma eficaz, o Assistente Social precisa ter um grande  conhecimento principalmente no que se refere à origem do Serviço Social. A Filantropia, o assistencialismo, faz parte da origem do Serviço Social, por isso há necessidade de se conhecer essas áreas e também relacioná-las ao Serviço Social, para perceber então suas igualdades e diferenças. É importante ainda conhecer as áreas de atuação do Assistente Social e a abrangência dessa atuação, incluindo assim, seus desafios, público alvo e demandas. O Serviço Social tem tido um reconhecimento muito grande, já que tem se percebido a importância do trabalho desse profissional. Veremos, inclusive no decorrer desse trabalho, que a cada dia o campo de abrangência desse profissional tem se ampliado, mostrando como é imprescindível o trabalho do Assistente Social na orientação das pessoas em busca de seus devidos direitos.

            Ao longo de sua trajetória, o Serviço Social foi se moldando e em cada momento de sua história, buscou e criou bases para a sua razão de ser na sociedade e assim, obteve conquistas bastante avançadas no que se refere à bagagem teórica e ao Código de Ética Profissional advindos de pesquisas, lutas e persistência.

RESUMO.

             Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância do serviço social nos dias atuais, identificando os perfis pedagógicos da prática profissional, a diferença entre a Filantropia e o Assistencialismo e a evolução do Serviço Social em face às muitas mudanças ocorridas, a diversificação da área de trabalho em vários setores e as tendências de mercado. 

1°ETAPA

 1-1 A IMPORTÂNCIA DO SERVIÇO SOCIAL NOS DIAS DE HOJE.

            O Serviço Social atualmente está inserido em um cenário em que as múltiplas faces da questão social vêm aumentando exacerbadamente. Contudo, o desafio principal para a profissão nessa conjuntura é se capacitar permanentemente.

            O Serviço Social está inserido na divisão social técnica do trabalho em grupos diversos, como por exemplo; a criança e o adolescente em situação de risco, idosos e mulheres vítimas de violência.

            No campo de atuação do profissional, atualmente, abrange seis grandes áreas: Educação, Saúde, Justiça, Previdência Social, Sistema Penitenciário e Obras Sociais.

            Estabelece-se como uma profissão que tem por princípio central a emancipação da sociedade, através do acesso aos direitos sociais dos usuários por meio das políticas públicas, no entanto, é por meio de um respaldo teórico crítico reflexivo que esses profissionais materializam o compromisso com o Projeto Ético Político, tendo nas expressões da questão social o seu objeto de trabalho, criando novas estratégias junto às equipes multidisciplinares e interdisciplinares, através de uma leitura crítica da realidade, refletindo sobre todas as mudanças que vem ocorrendo de forma rápida e eficiente.

            Em seu início, o Serviço Social serviu aos propósitos da burguesia, da classe dominante, que utilizou os primeiros profissionais do Serviço Social, para, de forma indireta, amenizar e abafar os conflitos surgidos entre a crescente classe operária produzida no sistema capitalista em ascensão.

            O perfil que o assistente social possui na contemporaneidade é uma soma das experiências ao longo de toda a construção histórica dessa profissão. Ele deve estar preparado, modificando a sua forma de atuação  profissional, levando em consideração as demandas que lhe são apresentadas e a necessidade de responder as exigências e as contradições da sociedade capitalista, de modo a consolidar uma intervenção na realidade social de forma crítica e criativa, comprometido com os interesses coletivos dos cidadãos e com a construção de uma sociedade justa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)   pdf (357 Kb)   docx (89 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com