TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundeb fundo de investimento educacional

Por:   •  1/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 2

Fundeb

O Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) é um fundo monetário destinado ao orçamentário da Educação para gerar melhorias.

Ele contempla o ensino infantil, fundamental e médio, sendo que a maior porcentagem é destinada ao ensino fundamental devido o volume de alunos serem superior nesta modalidade, através deste recurso as escolas tem um suporte financeiro para custear o que a verba da escola não consegue manter.

Para o uso deste fundo deve seguir algumas regras de como usar e para quais setores que podem ser utilizados a renda do Fundeb. Cerca de 60% da verba é destinada a folha de pagamento dos docentes e gestores; 27% do dinheiro são para as manutenções necessárias para o funcionamento da escola; 6,6% podem ser utilizados em reformas e construções de novas escolas; 6% destinam-se aos encargos sociais e 0,4% é liberado para pesquisa e desenvolvimentos educacionais.

Os valores que o Fundeb investe na educação são retirados de impostos pagos pela população e cada estado tem seu fundo que é recolhido e repartido com os municípios. Destes impostos é destinada a educação 18% pela União e 25% pelo Estado e Município.

É feito calculo de quantos alunos estão matriculados na escola, qual a etapa e modalidade que ele está cursando e através destes dados chega-se ao valor que cada escola vai receber mensalmente por aluno, quando o valor é excedente ao que concerne o estado a União paga essa diferença.

A média de gasto mensal por aluno de serie inicial é de R$180,00 este custo é menor em comparação ao aluno de ensino superior que chega a ser 11 vezes maior, sendo estes dados do ano de 2007.

Todos os gastos que a escola tiver e utilizar deste fundo deve ser comprovado, com isso todos os gastos são fiscalizados para que não haja investimento fora do padrão estabelecido.

Referências:

Nova Escola. É preciso investir mais para melhorar a Educação. Disponível em: . Acesso em 01 de Nov. 2016.

Nova Escola. Investimento no ensino ainda é insuficiente. Disponível em: . Acesso em 30 de Out. 2016.

Nova Escola. Por dentro da grana. Disponível em: . Acesso em 31 de Out. 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (58.9 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com