TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FÓRUM - O que é pedagogia e o que isto tem a ver com minha formação?

Por:   •  19/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 2

                            O que é pedagogia e o que isto tem a ver com minha formação?

Pedagogia é uma ciência que tem como objetivo de estudo a educação, o processo de ensino e a aprendizagem, não há sociedade sem práticas educativas. Assim sendo toda e qualquer sociedade exerce um papel educativo acerca do indivíduo e como estou inserida neste padrão social fui e sou influenciada em minha formação por esta ciência. Fui moldada desde a mais tenra idade pelo que aprendi na escola e pela educação que meus pais me proporcionaram.

Comparando as duas ilustrações fig. 4.1- O mestre-escola e a fig. 4.2 - João Batista de La Salle e os irmãos das escolas cristãs vemos uma desigualdade espantosa, na primeira figura vemos um ambiente entregue a desordem e sujeira, sem uma preocupação quanto a distribuição das crianças por idade e os alunos ficavam como que sem algum direcionamento específico. Enquanto que na segunda figura vemos um ambiente já bem distribuído, organizado e limpo, as crianças alinhadas e devidamente acomodadas,propiciando condições favoráveis a aprendizagem. Ao docente “natural “ da primeira ilustração, que aprendeu pela imitação dos seus mestres de outrora, sucede o outro docente, metódico e organizado, que edificou empiricamente um novo “saber-ensinar” que se dá o nome de pedagogia. Podemos frisar que o processo educacional é evolutivo, ao vermos falhas no período atual que vivemos, cabe a nós corrigi-las e caminharmos em direção a elaboração de métodos que se adequem mais ao nosso momento atual. Nas ilustrações que nos foram apresentadas é como se uma reviravolta das mentalidades tivesse ocorrido sobre a maneira de fazer a escola.

Bibliografia:

Título original : La pédagogie : théories et pratiques de PAntiquité à nos jours, 3. ed. Vários autores. A pedagogia : teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias / Clermont Gauthier, Maurice Tardif (organizadores) ; tradução de Lucy Magalhães; atualização da 3a edição canadense: Guilherme João de Freitas Teixeira. - 3. ed. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. Título original : La pédagogie : théories et pratiques de PAntiquité à nos jours, 3. ed.  Pag.: 106 Parte I A evolução das ideias e das práticas pedagógicas da Antiguidade até o século XX

                  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (23.9 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com