TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: Práticas cotidianas escolares que incentivam a preservação do meio ambiente

Por:   •  2/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  4.819 Palavras (20 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

FUNDAÇÃO COMUNITÁRIA TRICORDIANA DE EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO VERDE

UNINCOR

GESTÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: práticas cotidianas escolares que incentivam a preservação do meio ambiente

Lorrane Victória Ferreira

Três Corações

Dezembro 2017

[pic 2]

FUNDAÇÃO COMUNITÁRIA TRICORDIANA DE EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO VERDE

UNINCOR

GESTÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: práticas cotidianas escolares que incentivam a preservação do meio ambiente

Projeto apresentado à Universidade Vale do Rio Verde – UNINCOR como parte das exigências do curso de Pedagogia, para obtenção da aprovação na disciplina Projeto Integrador III: Responsabilidade Social e Meio Ambiente.

Orientador: Prof. Me. Luiz Antonio Andriatta Ayres.

Três Corações

Dezembro 2017

1 – INTRODUÇÃO

           Desde o inicio da civilização o homem utiliza de recursos naturais para sua sobrevivência, o uso excessivo e irracional vem causando devastação no meio ambiente.

            A partir de então, na década de 60 surge à busca incessante de preservação ambiental, empresas, prefeituras, escolas entre outros começaram a implantar programas que buscam melhorias para esse assunto, planejando então atividades com intuito de amenizar os impactos naturais causados pela sociedade.

             A gestão ambiental também é responsabilidade da escola, é importante conscientizar o aluno sobre a utilização dos recursos naturais de modo mais inteligente, extraindo apenas o que pode ser renovado e de certa forma recuperarem o que já foi perdido. Essas práticas quando bem aplicada pode evitar a poluição dos rios, desperdício de água, redução dos custos entre outros.

          Uma escola que opta por preservar o meio ambiente serve de exemplo para outras e a escola deve cumprir o seu papel de formar cidadãos incluindo então praticas educativas de preservação do meio ambiente, é importante que a criança saiba que são responsáveis pelo futuro do meio ambiente, e que ela saiba preservar os recursos naturais de forma consciente, também é importante que esses conhecimentos não se retém apenas a criança, mais que através delas sejam influenciados a sua família e o grupo social em que elas vivem.

          O presente trabalho tem como objetivo aprofundar nas questões ambientais que permeiam a escola, enriquecer nossos conhecimentos como profissionais do ensino, analisando o dia a dia da escola e incorporando práticas de ensino que incentivam a preservação do meio ambiente.

2 – OBJETIVOS

2.1 – OBJETIVOS GERAIS

O projeto de pesquisa tem como objetivo geral conscientizar as crianças sobre a importância da preservação do meio ambiente, discutir sobre danos causados pelo ser humano na natureza como desmatamento, poluição, desperdício de água, incentivando práticas que preservem o meio ambiente como reciclagem e uso consciente da água.

2.2 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Ensinar aos alunos como é feito a reciclagem;
  • Dispor corretamente os resíduos gerados;
  • Incentivar o aluno a cuidar da escola de forma ambientalmente;
  • Criar lixeiras com cores e ensinar os alunos onde jogar cada lixo, por exemplo: verde vidro, amarelo metal, azul papel, vermelho plástico, marrom orgânico;
  • Desenvolver atividades e palestras que incentivam a preservação do meio ambiente;
  • Mostrar aos alunos as mudanças causadas pelo homem no meio ambiente;
  • Reconhecer o que prejudica a natureza e de que forma eles podem resolver os problemas ambientais;
  • Despertar o lúdico da criança com parábolas e histórias com temáticas ambientais;
  • Incentivar a interação da criança com o adulto para que ela passe seus conhecimentos aos seus familiares;
  • Minimizar os impactos gerados ao meio ambiente;
  • Perpetuar a sustentabilidade.

3 – JUSTIFICATIVA

A educação ambiental deve ser incluída no cotidiano do aluno, é importante a conscientização da preservação do meio ambiente, é o meio onde vivemos e temos a grande responsabilidade de cuidar e preservar nossos recursos naturais. A criança de hoje será o adulto de amanhã, elas fazem parte do meio ambiente, incluir no cotidiano escolar práticas de preservação ambiental trará melhores condições no futuro, afinal o aluno que aprende dês de cedo tem maior facilidade em lidar com questões ambientais futuras, ensinar sobre a reciclagem, o desperdício de água, a poluição, trará ao aluno uma nova perspectiva assim sendo cocientes e trabalhando para um futuro melhor e perpetuando a sustentabilidade.

4- REFERENCIAL TEÓRICO

4.1 EDUCAÇÃO AMBIENTAL

          Embora a globalização tenha trazido melhoria de vida para a população o capitalismo vigente segue um caminho de total descuido não prioriza a preservação ambiental e assim tem afetado diretamente o meio ambiente, o próprio ser humano destrói e explora o planeta em que vive, gerando consequências irreversíveis no seu habitat, com o passar dos anos os impactos ambientais foram crescendo gerando então ações de preservação ambiental, que tem ganhado força na sociedade, medidas urgentes estão sendo tomadas e o homem começa a entender a importância da consciência ambiental. Segundo Dias:

“Muitas vezes, à educação foi dada a incumbência de ser o agente de mudanças desejáveis na sociedade, e a ela se acoplaram as educações [...].Dentre elas, nenhuma tem apelo tão premente e globalizador quanto a EA [...], e um efeito tão devastador quando falha no seu objetivo de desenvolvimento da consciência crítica pela sociedade em relação à problemática ambiental e aos seus aspectos socioculturais, econômicos,políticos, científicos, tecnológicos ecológicos e éticos.” (p 24).

            É responsabilidade da população a conscientização ambiental é preciso inserir na sociedade praticas ecologicamente corretas que incentivam a preservação do meio ambiente, possibilitando que o homem reverta seus próprios danos causados na natureza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.7 Kb)   pdf (283.4 Kb)   docx (127.3 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com