TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DEMOCRÁTICA: Construção Participativa na Educação

Por:   •  5/4/2021  •  Monografia  •  6.808 Palavras (28 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 28

[pic 1]

FACULDADE JARDINS

GESTÃO ESCOLAR INTEGRADA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Ayla Roberta Santos Nascimento

GESTÃO DEMOCRÁTICA: Construção Participativa na Educação

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo geral reconhecer a importância de uma gestão escolar participativa e democrática na escola. E como objetivos específicos identificar as características de gestão que o diretor utiliza para administrar a instituição; compreender os métodos utilizados pela gestão na instituição de ensino; identificar as contribuições apresentadas pela gestão participativa no desempenho da gestão do diretor. Onde foi levantada a seguinte questão: Quais requisitos a gestão democrática e participativa estabelece de forma geral o ambiente educacional? Utilizou-se a metodologia de pesquisa por meio de uma pesquisa qualitativa formada por gestor, professores e alunos da Escola Municipal Dr. Lourival Batista, utilizando questionários para coletar os dados direcionado a compreender os processos da gestão democrática e participativa e pesquisa bibliográfica onde destaca se na pesquisa vários teóricos entre eles: Libâneo (2004) e Lück (2007), que defendem uma gestão participativa na escola pública, Vitor Paro (2000) abordando sobre a gestão escolar democrática e participativa e Gadotti (2007) abordando a autonomia escolar. Existem algumas características que o gestor deve ter para administrar uma instituição, devendo o mesmo ser paciente, e além de criar todo envolvimento como dito anteriormente, deve estabelecer metas claras através da gestão participativa, onde instigue todos a sua volta ter ideias, que ajude melhorar processos. Desse modo pode-se dizer que a gestão democrática participativa ajuda no desenvolvimento do ambiente escolar, como também dos alunos através do envolvimento de todos os indivíduos primordiais e através de uma gestão voltada para Administração com o foco escolar.

Palavras-chave: Gestão Democrática. Gestão participativa. Projeto Político Pedagógico. Educação.

  1. INTRODUÇÃO

        A educação é o objeto de estudo da escola como instrumento fundamental que progride a prática da gestão democrática. Este processo, sustentado no diálogo e na alteridade, tem como base, a participação efetiva de todos os segmentos da comunidade escolar, o respeito às normas coletivamente construídas para os processos de tomada de decisões. Dessa forma estarão aptos a construir uma visão sólida e crítica da realidade educativa, buscando alternativas coletivas para os problemas no âmbito social e escolar.

        A partir de uma aproximação com o tema Gestão foi possível indagar sobre quais os processos que levavam a final decisão do gestor e como acontecia o desfecho de ideias dos contribuintes da escola.

        O presente trabalho tem como objetivo geral reconhecer a importância de uma gestão escolar participativa e democrática na escola. Tendo em vista que a partir da implantação da mesma, pais, alunos, professores e funcionários assumem sua parte de responsabilidade pelas atividades e projetos da mesma, não deixando a responsabilidade apenas a cargo do diretor ou coordenador da instituição. E como objetivos específicos Identificar as características de gestão que o diretor utiliza para administrar a instituição; Compreender os métodos utilizados pela gestão na instituição de ensino; Identificar as contribuições apresentadas pela gestão participativa no desempenho da gestão do diretor. Onde foi levantada a seguinte questão: Quais requisitos a gestão democrática e participativa estabelece de forma geral o ambiente educacional?

        Pretende-se obter através deste estudo um maior entendimento acerca do que seja a gestão democrática e participativa com objetivos de identificar as características de gestão que o diretor utiliza para administrar a instituição,  conhecer os métodos utilizados pela gestão na instituição de ensino, identificar as contribuições  apresentadas  pela  gestão participativa no desempenho da gestão do diretor.

        A metodologia do trabalho trata-se de estudo descritivo de cunho bibliográfico preocupando-se com os aspectos reais da gestão democrática. Destaca-se na pesquisa vários teóricos entre eles: Libâneo (2004) e Lück (2007), que defendem uma gestão participativa na escola pública, Vitor Paro (2000) abordando sobre a gestão escolar democrática e participativa e Gadotti (2007) abordando a autonomia escolar.

        Por meio da pesquisa será analisada a existência da gestão democrática e participativa na escola para qualificação escolar.

        O trabalho está assim estruturado: O primeiro capítulo apresenta a gestão democrática e como deu a evolução na educação, trazendo as concepções da gestão participativa e o papel do gestor na escola. O segundo capítulo foi discutido sobre a organização escolar em face da nova concepção de gestão indicando instrumentos para o desenvolvimento da gestão participativa, bem como o projeto político pedagógico que desempenha papel fundamental na gestão. Logo após a metodologia da pesquisa como.

        O ato de educar exige práticas próprias das relações humanas, pois no cotidiano escolar se lida com sujeitos de diferentes formas de agir, influenciados por diversos fatores (habitação, crenças, classe social, ambiente familiar, entre outros). Dessa forma a pesquisa é de suma importância, pois o espaço escolar deve ser um lugar onde predomine a prática democrática, que em sua abrangência, abarca o respeito às diferenças, a consciência ética, a ocorrência da participação e o incentivo.

  1. GESTÃO DEMOCRÁTICA: EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO CONCEITO

        O conceito de gestão vem sendo construído ao longo dos anos, permitindo que o indivíduo crie e assimile novos conhecimentos geradores para compreensão do tema, como a dialeticidade é de múltiplas abordagens torna-se necessário explanar sobre o histórico deste conceito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42 Kb)   pdf (183.3 Kb)   docx (32.3 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com