TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO EDUCACIONAL – FASE II

Por:   •  17/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.514 Palavras (15 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 15

                CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

YASMIN ADAM VIRGILIO, RU:1119529

LUCYANE KELLY KACHUBA, RU:258268

TURMA: 2014 / 08

PORTFÓLIO

GESTÃO EDUCACIONAL – FASE II

CURITIBA 2015

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

YASMIN ADAM VIRGILIO, RU:1119529

LUCYANE KELLY KACHUBA, RU:258268

TURMA: 2014 / 08

PORTFÓLIO

GESTÃO EDUCACIONAL    – FASE II

Trabalho apresentado à disciplina Gestão Educacional e Organização Pedagógica em Espaços não Escolares, da UTA Gestão Educacional fase II, do curso de Pedagogia, modalidade à distância, do Centro Universitário Internacional UNINTER.

CURITIBA 2015

INTRODUÇAO

A UTA – Gestão Educacional – FASE II é composta pelas disciplinas Pesquisa e Pratica Profissional- Espaços não Escolares e Desenvolvimento Humano Organizacional, as quais enfatizam Comunicação, Desenvolvimento de pessoa, Relações do trabalho, Recrutamento e seleção, A gestão estratégica e os serviços educacionais, O desenvolvimento humano e organizacional nas instituições educacionais, Gestão do conhecimento. Portanto, as reflexões realizadas nessas atividades serão de grande importância para a ampliação de novos conhecimentos, habilidades e atitudes para compreensão do papel do pedagogo em novos espaços educativos compreendendo a cidade como uma possibilidade educadora atualmente.

A pesquisa pressupõe, alguns elementos fundamentais para sua realização, tais como: a criatividade, a inovação, a elaboração própria, o questionamento da realidade, a criação, a descoberta. Portanto, a pesquisa, de forma geral, no âmbito educacional compreende a capacidade do professor pesquisador em elaborar e construir conhecimento por si próprio, ou seja, é uma construção pessoal que pode ser coletiva, mas que sempre traz benefícios para o coletivo.

Para a elaboração deste relatório foi adotado a metodologia de investigação bibliográfica.

Para a realização da pesquisa bibliográfica, publicações devem ser consultadas, isto é, os textos tornados públicos em relações ao tema de estudo, desde notas de autores, boletins, jornais, periódicos, revistas, livros, relatório de pesquisa, monografias, teses, material cartográficos, gravações de fitas magnéticas, materiais audiovisuais (filmes e televisão) e CD ROM. (Cortelazzo e Romanowski, 2007, p.38).

Neste trabalho será abordado a aprendizagem desenvolvida ao longo do curso nessas disciplinas contribuindo significativamente na formação do futuro profissional da educação.

Educação integral

Educação integral é uma concepção de que o sujeito total e integral enquanto sujeito de conhecimento de cultura, valores, memoria, imaginação. A educação tem que dar conta de dimensões da formação do ser humano. A ideia de tempo de educação integral para poder dar conta de todas essas dimensões necessita de mais tempo, não que o aluno passe mais tempo na escola, mas a educação formal e informal, se educar dentro da escola, da família, na vida social, quando se estar em processo de formação, ou seja, a formação humana não se encontra apenas na escola, e a escola tem que ser o tempo para formação do individuo e nela há formação mais importante.

A concepção de educação integral vem sendo numa expectativa do desenvolvimento do aluno e acontece durante a vida toda, promove de todas as esperanças educativas. Há uma grande necessidade de se ter a educação integral. O objetivo dessa demanda com desafios aos alunos é múltiplas aprendizagem e de qualidade e também um complemento de preparação do cidadão, interagir com as pessoas diferentes

As praticas depende do currículo integralizado, matriz flexível e diversificada, não se trata de uma matriz onde se tem as aulas núcleo comum em um período e no outro período as disciplinas letivas de apoio ao currículo, este currículo é organizado de uma maneira que as disciplinas do núcleo comum e a parte diversificada elas são intercaladas e complementares. O currículo flexível faz partes da disciplina onde é opção do aluno. As práticas integradoras são denominadas porque mobilizam a integração entre sujeitos, saberes e instituições. Elas podem ocorrer em diversos níveis e envolvendo uma diversidade de elementos, de forma a propiciar a existência de uma rede de relações de saberes.

DESENVOLVIMENTO

Quais são os 4 pilares da educação para o século XXI e o que cada um deles propõe?

Os quatro pilares da Educação são conceitos de fundamento da educação baseados no Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, coordenada por Jacques Delors.

No relatório editado sob a forma do livro: "Educação: Um Tesouro a Descobrir" de 1999 e reeditado pela Editora Cortez (tendo parte da 7ª edição, de 2012, servindo como base para uma das modificações deste tema, a discussão dos "quatro pilares" ocupa todo o quarto capítulo, onde se propõe uma educação direcionada para os quatro tipos fundamentais de educação: 

Aprender a conhecer indica o interesse, a abertura para o conhecimento, que verdadeiramente liberta da ignorância; aprender a fazer mostra a coragem de executar, de correr riscos, de errar mesmo na busca de acertar; aprender a conviver traz o desafio da convivência que apresenta o respeito a todos e o exercício de fraternidade como caminho do entendimento; e, finalmente, aprender a ser, que, talvez, seja o mais importante por explicitar o papel do cidadão e o objetivo de viver. Disponível em: <http://www.educacional.com.br/articulistas/outrosEducacao_artigo.asp?artigo=artigo0056 > Acesso em: 31 outubro. 2015 às h11:01min.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)   pdf (165.4 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com