TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO - AD1- CEDERJ-UERJ

Por:   •  30/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  947 Palavras (4 Páginas)  •  1.792 Visualizações

Página 1 de 4

1ª Questão: Observando a pintura sobre a 1ª missa no Brasil, de Victor Meirelles, percebem-se elementos da composição que demonstram os esforços dos jesuítas para educar-catequizar os povos nativos do Brasil. Associando-os a leitura do texto da primeira aula, “Educação jesuítica: contexto, surgimento e desdobramentos”, de Carin Carvalho, propomos analisar o projeto da educação jesuítica na América Portuguesa, buscando:

1 – Entender o projeto da Companhia de Jesus no contexto das Reformas Religiosas europeias;

Os jesuítas eram padres da Igreja Católica que faziam parte da Companhia de Jesus. A Companhia de Jesus foi criada logo após a Reforma Protestante , século XVI, como uma forma de barrar o avanço do protestantismo no mundo. Portanto, esta ordem religiosa foi criada no contexto da Contra-Reforma Católica. Os primeiros jesuítas chegaram ao Brasil no ano de 1549, com a expedição de Tomé de Souza.

 Os objetivos dos jesuítas era  Levar o catolicismo para as regiões recém descobertas,  Catequizar os índios, transmitindo-lhes a língua portuguesa, os costumes europeus e a religião católica; Difundir o catolicismo evitando o avanço do protestantismo,  Construir e desenvolver escolas católicas em diversas regiões do mundo.

2 – Articular a ação educativa dos jesuítas com o projeto colonizador do Estado português;

A educação Jesuítica do Brasil esteve relacionada com o movimento emergencial de escolarização do mundo .

Os jesuítas se dedicaram a propagação da fé católica e ao trabalho educativo. Dispuseram-se a ensinar aos índios a ler e escrever. 

No início os padres visitavam as aldeias e ensinavam as crianças a ler, a escrever, a contar e a doutrina cristã. Como o trabalho de conversão e adaptação do indígena para a lavoura exigia sua presença para treinamento cotidiano, empenharam-se, em organizar aldeias, para atrair o indígena da região. Estas aldeias ficaram conhecidas como missões .  Organizaram escolas elementares e colégios.

Com o tempo, o objetivo primeiro que era a obra da catequese, acabou cedendo lugar a educação da elite. Embora sua principal missão fosse a conversão dos índios, a fundação de colégios acabou por assumir  importância comparada à outra. Pode-se dizer que a educação jesuítica acabou empreendendo-se na formação da elite letrada no Brasil.

O governo de Portugal ao perceber como a educação vai se configurando importante meio de submissão e de domínio político, não intervém nos planos dos jesuítas. Permite que se estabeleça o ideário que à elite caberia o trabalho não braçal, próprio dos que ocupariam os futuros cargos políticos, religiosos, advocacia, economia, etc. Em suma, o poder político, econômico e cultural da colônia.

3 – Identificar dois momentos da educação jesuítica recuperando seus métodos, propostas e finalidades. (5,0)

A educação jesuítica passou por dois momentos principais. A primeira  iniciou em 1549 com a chegada dos jesuítas e durou até 1570, quando morre Pe. Manoel da Nóbrega.

A proposta educacional de Nóbrega previa desde atividades do cotidiano, como caça, pesca, até doutrina, missa e procissões, articulados com o aprendizado das artes, leitura, escrita e cálculos, por meio de estratégias pedagógicas como a memorização e o catecismo dialogado.

A segunda fase caracterizou-se pela proposta pedagógica que, seguindo a orientação do Real Colégio das Artes de Coimbra, chamava-se Ratio Studiorum. Esta proposta foi dos anos de 1570 a 1759 e se constituía num manual de instrução que tinha como concepção, uma pedagogia tradicional característica de uma visão assistencialista de homem, na qual se compreendia que o mesmo era constituído por uma essência universal e imutável, em que todas as coisas já estavam prontas e determinadas. Á educação, cabia apenas conformar os alunos segundo a essência universal. Buscava-se a perfeição humana para atingir a dádiva da vida celestial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (110.7 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com