TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD1 HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO 1 UERJ/CEDERJ

Por:   •  18/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  873 Palavras (4 Páginas)  •  721 Visualizações

Página 1 de 4

AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA 1 – AD1 - 2017.2 Partindo da leitura dos materiais didáticos disponíveis em nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem e, de outras fontes de informação à sua escolha, elabore a proposta abaixo: (valor 10,0 pontos)

Imagine que você é professor(a) de uma série dos anos iniciais do Ensino Fundamental e está participando de um concurso de redação de cartas cujo tema é “A importância do ensino de História para crianças”. De acordo com o regulamento do concurso, sua carta deve ser destinada a um(a) aluno(a) que está prestes a concluir a Licenciatura em Pedagogia. Na carta você deve apresentar para o(a) futuro(a) professor(a), não necessariamente nessa ordem: 1- Qual a importância do estudo da História nessa etapa da educação básica? 2- Como a História foi apresentada a você quando aluno nos anos iniciais? (ou seja, como a História era ensinada em seu tempo de criança ou no tempo de seus pais e/ou avós?) 3- E atualmente, como a História é (ou deve ser) ensinada aos alunos dos anos iniciais? Por quê? 4- Considerando os objetivos do ensino de História hoje, apresente na carta, como sugestão ou exemplo, uma atividade pedagógica de História que possa ser desenvolvida com os alunos nos anos iniciais. Em sua escrita demonstre entusiasmo e satisfação, de modo a contagiar o(a) futuro(a) professor(a) dos anos iniciais com o seu prazer de ensinar História. As redações desse concurso devem ser cartas argumentativas (gênero textual carta e tipo textual argumentativo) e devem conter os três componentes de base de uma carta: data, fórmulas de cortesia e de saudações e assinatura. De acordo com o regulamento, sua carta deve ter entre 25 e 40 linhas. Especificações para a apresentação da carta: Fonte Times New Roman, 12, espaço entrelinhas 1,5. Mínimo de 25 e máximo de 40 linhas. Bom trabalho e boa sorte!

Olá caro aluno e futuro professor, você está na reta final de seu curso, e eu creio que, em algum momento você deve ter se perguntado: Qual a importância do ensino de história nos anos iniciais? Eu já estive no seu lugar e fiz a mesma pergunta. A história é uma disciplina que está sempre mudando ao longo do tempo, em constante transformação, diferente da matemática, que permanece quase sempre a mesma. Na história, em um dia pode mudar muita coisa; por exemplo: será que a história que nossos avós, nossos pais e até nós mesmos aprendemos na escola é a mesma que nossos alunos irão aprender? As crianças, quando chegam a escola com seus 6,7,8 anos de idade, trazem de casa consigo um conhecimento de mundo, que deve ser aproveitado no ensino da história. A aprendizagem, para ser significativa, de modo que a criança não esqueça nunca o que aprendeu, nem que a torne maçante, é necessário que seja dinâmica, o aluno ao aprender a história deve sim aprender sobre tratados e guerras, mas antes de tudo, ele deve entender o que realmente é a história, a história que é feita no dia a dia, seus arredores, as coisas que o cercam. O professor deve levar em consideração o conhecimento que o aluno traz de casa, mas o ensinando também outras maneiras de enxergar o mundo ao seu redor, sua realidade social e cultural. Por exemplo, é muito proveitoso para o aluno que ele conheça a história de sua cidade, ou de sua família, traz uma aproximação com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (36.6 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com