TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestor educador

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  980 Palavras (4 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DE UBERABA[pic 1]

PEDAGOGIA-EAD

TRABALHO DE GRUPO: O EDUCADOR-GESTOR, TRABALHO E MOVIMENTOS SOCIAIS.

UBERABA – MG

2015[pic 2]

UNIVERSIDADE DE UBERABA[pic 3]

ALESSANDRA DA SILVA RIBEIRO

ANA PAULA DA SILVA

CATHERINE NUNES DE VASCONCELOS

MARALINA MARIA DA SILVA

VERA HELENA GONÇALVES MARTINS

TRABALHO DE GRUPO: O EDUCADOR-GESTOR, TRABALHO E MOVIMENTOS SOCIAIS.

Trabalho apresentando à Universidade

de Uberaba, curso de Pedagogia (EAD),

como requisito obrigatório para a

conclusão da Etapa VI. Turma 18

UBERABA – MG

2015


  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho refere-se às reflexões e estudos sobre a abrangência profissional que o pedagogo pode atuar e as implicações referentes a essa atuação na legislação educacional vigente no Brasil.

Na atualidade este profissional pode vir a atuar em diversos ambientes que versaremos com o intuito de conhecer as diversas possibilidades que teremos enquanto futuros pedagogos. Citaremos como um grande referencial Paulo Freire um dos mais celebres educadores brasileiro.

Tendo em vista sermos alunas do curso de licenciatura em pedagogia na modalidade à distância, temos ciência que o conhecimento deve ser mais do que uma transmissão de conhecimento e irmos além, através de diversas pesquisas seja no meio digital ou impresso.

E discorremos o presente trabalho mediado pelos encontros presenciais, ambiente virtual (AVA), material de apoio impresso e o meio digital.

GRUPO PAULO FREIRE.

O PEDAGOGO ALÉM DOS MUROS ESCOLARES.

Em nossas discussões nós graduandas e futuras pedagogas ALESSANDRA DA SILVA RIBEIRO, ANA PAULA DA SILVA, CATHERINE NUNES DE VASCONCELOS, MARALINA MARIA DA SILVA e VERA HELENA GONÇALVES MARTINS podemos perceber que atualmente o pedagogo tornou um profissional com diversas atuações podemos citar: escolas, organizações não governamentais, empresas, hospitais, etc.

Percebe-se então que a educação vai além da escola por vivermos em sociedade onde as práticas educativas são uma constante que visam uma atuação intencional que gerará a produção do conhecimento e da educação. E assim constatamos que a formação efetiva e continua se faz necessária perante as exigências das diversas funções que se pode vir a exerce.

Vamos refletir em (LIBÂNEO, 2004, p. 26).

Tendo em vista que a Pedagogia é a ciência da educação e ocorre em todos os espaços, pois é fruto da socialização, a cada dia mais a educação tem se tornado pauta em diversas discussões. Pensa-se educação como um processo de construção que integra, simultaneamente, diversos conhecimentos e promove o desenvolvimento intelectual e moral do indivíduo, sendo construído, culturalmente, a partir do contexto familiar e social.

Em nossas legislações vigentes discorremos da nossa Constituição brasileira de 1988, que universaliza a educação garantindo o acesso de todos. E a contemplação da Lei de diretrizes e bases da educação nacional Lei nº 9.394/96 (LDB), que estabelece normas e diretrizes para o sistema de ensino no Brasil.

Encontramos na LDB o artigo 62 menciona o pedagogo como formação mínima para o exercício do magistério nas séries iniciais do ensino fundamental, o que fundamentando a atuação junto ao ambiente escolar. E o artigo 64 para administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional ou pós-graduação garantindo a formação base comum.

Além dos muros da escola mencionamos os hospitais onde deverá haver acompanhamento pedagógico educacional de crianças e jovens durante período de internação. Nas empresas verificamos que a ascendência desse profissional pelo reconhecimento que o desenvolvimento da potencialidade do capital humano como de grande importância na superação de metas e resultados estabelecidos favoráveis.

Nas organizações não governamentais (ONGS), a abrangência do trabalho social em diversos campos que necessitam de uma intervenção seja centros de atendimentos de adolescentes, crianças, asilos, famílias enfim onde haja a necessidade da promoção humana em conflito com o meio social. A educação se faz em toda sociedade, através de diferentes meios e em diferentes espaços social, e,  

[...] à medida que a sociedade se tornou complexa, há que se expandir a intencionalidade educativa para diversos outros contextos, abrangendo diferentes tipos de formação necessários ao exercício pleno da cidadania; portanto as referências e reflexões sobre as diversas formas e meios de ação educativa na sociedade deverão também constar no rol de atribuições de um pedagogo e, mais que isto, referendar seu papel social transformador. (FRANCO, 2011, p.110)

Podemos observar que na atualidade o pedagogo vislumbra várias possibilidades de atuação, podendo escolher onde desenvolver suas potencialidades. São vários os desafios enfrentados por esse profissional, na área da educação, saúde, assistência social, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (134.3 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com