TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão 1

Por:   •  8/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.453 Palavras (6 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 6

Atividade 1– valor: 5,0

Os textos e material impresso disponibilizados para estudo de Gestão 1 apresentam, ao final de cada aula, sugestões de atividades. Assim, a Atividade 1 só será contemplada se você realizar as seguintes atividades propostas no planejamento das aula

a) Texto base “AULA 5” - Gestão democrática e participativa. Atividade que atende ao objetivo 1.

Sim, conheci uma escola com características de uma gestão participativa, inclusive a mesma ganhou um premio da UNESCO por gestão Escolar em 1998 no município de Itaguaí.

Durante o tempo em que esteve a frente da unidade escolar, a gestora desenvolveu um trabalho conjunto, com a participação de todos: gestores, docentes e comunidade; liderança democrática, comprometimento e responsabilidade, transparência e solidariedade.

Eu presenciei de forma ativa neste tipo de gestão, onde o que contava era formar cidadãos críticos e participativos.

Com grande capacidade de perceber quais colaboradores possuem condições de transformar as informações em praticas pedagógicas e o mesmo era feito nos outros setores: docentes, apoio técnico-administrativo, alunos, pais e comunidade.

b) Texto base “AULA 6” – Conselhos Escolares, democratização da escola e construção da cidadania. Atividade que atende ao objetivo 2.

Os Conselhos Escolares são instancias essenciais para que a unidade escolar tenha um desenvolvimento produtivo. É formado pelos diversos segmentos da comunidade escolar: professores, funcionários da escola, pais... Enfim, os membros que direta ou indiretamente estão ligados ao processo educacional. Ele é responsável pelo estudo e planejamento, debate e deliberação, acompanhamento, controle e avaliação das ações do dia-a-dia da escola tanto no campo pedagógico, articulando as ações, acompanhando os alunos que estão nos programas desenvolvidos no ambiente interno da escola em relação ao seu rendimento escolar, quanto no administrativo e financeiro direcionando os gastos com as verbas federais, estaduais e municipais de modo a garantir a melhor aplicabilidade desses recursos.

Para uma gestão escolar efetiva é necessário um comprometimento do Conselho Escolar em focar objetivos e práticas que constituam um espaço de construção da cidadania.

Algumas ações feitas pelos gestores podem aprimorar o funcionamento do Conselho Escolar como:

- Realize reuniões em horários adequados

A maior parte dos pais trabalha. Por isso, agende os encontros em horários que todos possam participar.

- Entregue o estatuto escolar aos conselheiros

O documento será útil para que o grupo entenda como funciona uma escola.

- Explique as atribuições do órgão

No primeiro encontro, explique como funciona o conselho e quais são suas funções.

.- Capacite os conselheiros

Pais e funcionários costumam ficar inibidos para tratar de assuntos pedagógicos da Educação. Tanto o MEC como algumas Secretarias de Educação promovem cursos de capacitação para novos conselheiros.

- Promova encontros regulares

As reuniões devem ser mensais e agendadas no início do ano para que todos possam se programar.

- Estabeleça objetivos

Para evitar improvisos, defina com o grupo às metas que devem ser alcançadas a cada semestre.

- Dê espaço para todos

Estimule os representantes de cada segmento a manter um diálogo com se representados e, nas reuniões, ouça o que todos têm a dizer.

- Organize encontros com outros conselhos

A troca de experiências ajuda na busca de soluções para os problemas comuns

c) Texto base aula 7 - Gestão Escolar e Construção da Cidadania- Atividade que atende ao objetivo1.

Nos últimos anos, com o avanço das políticas educacionais que postulam a descentralização, a gestão da unidade escolar passou a receber maior atenção, ampliando suas responsabilidades na busca da melhoria da qualidade do ensino. Nesse caso, para o bom desenvolvimento dos processos de planejamento, da organização e da avaliação as funções de direção e coordenação devem envolver questões como mobilização, liderança, motivação, comunicação e a capacidade de articulação dos esforços de cada um dos envolvidos nesses processos. A participação é o primeiro passo para consolidar uma democracia capaz de garantir os limites da qualidade de vida. Gestores educacionais no sistema e nas escolas precisam desenvolver habilidades em planejamento, identificação e resolução de problemas, de modo participativo em gestão financeira, em liderança democrática, currículo e relações interpessoais. É um trabalho de parceria entre a escola, a família e a sociedade.

Conclui-se que o desenvolvimento da instituição educacional só se efetiva com o envolvimento emocional de todos os que fazem a empresa e que a gestão na educação demanda a consciência do inacabado, o bom senso, a convicção de que mudar é possível, a tomada consciente de decisões, saber escutar e dialogar, reconhecer que a educação é ideológica, dialógica, dialética, que defende os direitos humanos, o agir participativo e respeitoso e a autonomia da comunidade educativa.

d) Texto base para a aula 8 – Gestão pedagógica para uma educação inclusiva. Atividade que atende aos objetivos 1 e 2.

Objetivo 1:

• Na minha trajetória como prática pedagógica tenho somado conhecimentos através de capacitações, pesquisas, me aprimorando com intuito de realizar um trabalho melhor.

• Ainda temos no sistema educacional situações muito adversas para a verdadeira inclusão social, precisamos de políticas publicas com ações efetivas para inibir as diversas exclusões sociais, como a falta de respeito as etnias, ao credo, as diversidades sociais, culturais, respeito as diferenças físicas e psíquicas.

• Ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (51.9 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com