TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Educacional

Por:   •  6/4/2015  •  Dissertação  •  802 Palavras (4 Páginas)  •  2.033 Visualizações

Página 1 de 4

Curso: Pedagogia – 5º semestre

Disciplina: Pesquisa e Prática Pedagógica

ATIVIDADE II

1. QUE TIPO DE GESTÃO ESCOLAR PREDOMINA NA ACADEMIA WELTON, COLÉGIO EM QUE A TRAMA SE PASSA? EM QUE MOMENTOS ESTE TIPO DE GESTÃO FICA MAIS EVIDENTE? (destaque no mínimo dois trechos e comente-os) O filme nos mostra que a gestão predominante na academia Welton é a gestão autoritária, tradicional. Isso é bem claro desde o inicio do filme, quando o diretor da escola inicia uma palestra onde mostra quais são os quatros pilares da escola, tradição, honra, disciplina e mérito, além disso, enfatiza que a escola só recebe alunos de uma classe social alta, outro momento que pode se destacar essa gestão é quando ocorre uma solenidade com os alunos vestidos com trajes formais e brasões. Uma das cenas que mais evidencia o tradicionalismo e autoritarismo é quando o diretor bate em Dalton, em sua sala, com uma régua a fim de fazer com que ele fale sobre os recentes acontecimentos da escola.

2. NOTAMOS QUE KEATING, O PROFESSOR PRINCIPAL DO FILME, TEM UMA POSTURA QUE DIFERE DA GESTÃO E ROTINA DA ESCOLA. EM QUE ASPECTOS SUA POSTURA INCOMODA OS PRECEITOS DA ESCOLA? CITE, NO MÍNIMO, DOIS ASPECTOS EM QUE SEUS PRINCÍPIOS PESSOAIS E/OU EDUCACIONAIS ENTRAM EM CHOQUE COM OS DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR EM QUE ATUA E COMENTE-OS.

Quando o diretor Nolan observa através da janela uma das aulas ao ar livre de Keating e se mostra muito incomodado com a animação dos alunos. Isso enfatiza o fato da Academia ser focada apenas no ensino preparatório para que o aluno seja bem sucedido em sua formação, mas sem ter o incentivo à arte ou literatura.

No final do filme o professor Keating se vê obrigado a abandonar a escola pelo fato de que a administração acredita que através de seu método de ensino diferênciado, ele influenciava negativamente os jovens alunos. Fica bastante evidente que o professor Keating usa métodos diferentes do tradicional, métodos esses os quais ele acreditava que toda pessoa tem a capacidade de aprender, desde que seja incentivado, mas também usando o método de gestão democrática onde a relação aluno e professor aparece de maneira bem clara e espontânea.


3. COMO VOCÊ ANALISA OS DESEJOS, VONTADES E NECESSIDADES DOS ALUNOS E OS MEIOS DE CONTROLAR E IMPEDIR QUE OS ESTUDANTES OS ALCANCE. LEMBRE-SE DO SUICÍDIO DE NEIL, ENTRE OUTROS.

Todos nós temos sonhos e expectativas de vida que nem sempre correspondem aquilo que nos é exigido como cidadãos, também como cidadãos precisamos respeitar todos e ter um olhar clinico, independente de religião, classe social, raça ou qualquer outro tipo de diferença que normalmente nos é imposto pela própria sociedade.


4. QUAIS AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS DA METODOLOGIA UTILIZADA POR KEATING COM AS DESENVOLVIDAS E DEFENDIDAS PELA ESCOLA? CITE DOIS TRECHOS EM QUE ESTAS DIFERENÇAS FICAM EVIDENTES E COMENTE-OS.

O método de ensinamento do professor Keating foge completamente do padrão tradicional da escola, ele defende o ensino-aprendizagem com base no seu próprio processo de vida. Em uma de suas primeiras aulas, ele pede para que os alunos rasguem as páginas de introdução de um livro o qual fala de poesia e que ele considera ser fundamental, mesmo estranhando os alunos fazem e dai em diante começam a perceber que ele é diferente dos outros professores.

Keating lê Shakespere de maneira engraçada e faz com que os alunos “vejam as coisas de forma diferente”, além ministrar aulas fora da sala e também cantar com os alunos. São por essas atitudes diferenciadas, que fazem com que a direção o afaste da escola, por acharem que ele não se encaixa na metodologia da escola, tirando o foco dos alunos daquilo que a Academia Welton considerava correto para educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (80.3 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com