TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Educacional

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 3

                                    Gestão Educacional

O Cmei Adelfo Poli Monjardim  é de uma gestão democratica onde o comprometimento de uma educação de qualidade para todos  com um ensino que favoreça o desenvolvimento dos alunos para atuarem na sociedade, e não apenas para se adaptarem as exigencias. A Instituição , nessa  perspectiva, ultrapassa a formação dos sujeitos individuais e estende-se para a formação de consciencia social, de sujeito participativos e criticos, de sujeitos coletivos e solidarios, enfim , de cidadãos proativos  e transformadores.

A gestão democratica contribui para a organização do Cmei Adelfo Poli Monjardim , com a participação dos professores , pais , equipe administrativa  e colaboradores  e o diretor juntos a comunidade em que  a instituição se encontra inserida e que dela participam criando assim um clima favoravel entre profissionais  da Instituição e a comunidade assim podendo haver uma boa  contribuição para o trabalho educativo .

Segundo Vieira , a escola tem por finalidade a formação da cidadania, a gestão politico –social é fundamental. Assumir a gestão , segundo a autora, significa:

                Passar uma concepção de administração do cotidiano das relações de ensino-aprendizagem para a noção de um todo amplo, multifacetado, relacionado não apenas a uma comunidade  interna, constituida por professores, alunos e funcionarios, mas que se articula com a familia e a comunidade externa.

A  gestão democratica tem um papel de organizar coletivamente : o conselho escolar , conselho de classe.  Possibilitando  o exercico da liberdade de expressão e de pensamento , em que todos passam  a lutar por uma escola de melhor qualidade .

O conselho Escolar é constituido pelos orgãos diretamente envolvidos na gestão escolar,  como os de colaboradores e apoio de pais e professores .  O Conselho escolar é resposavel por definir a linha orientadora  de atividades cientifica  da Instituição, carater construtivo e fiscalizador.

O conselho de classe é um orgão consultivo e deliberativo na organização escolar, com as atribuições de acompanhar e avaliar o processo de ensino-aprendizagem. Tem por objetivoparticipar da avaliação continua do aluno e da turma em seus aspectos quantitativos, discutir a aprendizagem e o aproveitamento dos alunos  individualmente e da turma, propor projetos de acompanhamento e auxilio para os alunos, principalmente para os  que tem dificuldade de aprendizagem,estabelecer o planejamento de ensino a ser desenvolvido, promover debates e trocas de experiencias entre os professores  para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, promover a gestão colegiada da aprendizagem, contibuir com os professores para o desenvolvimento da avaliação da pratica pedagogica

O conselho de classe é composto por todos os professores , pedagogos de um determinado grupo escolar, podendo incluir a participação dos pais dos alunos dessa determinada turma .

O gestor escolar  é escolhido atravez de um processo de eleição com a participação de pais , colaboradores . O diretor escolhido pela comunidade escolar fica mais comprometido com essa comunidade, professores, pais, tecnicos e funcionarios e os alunos, a fim de obter transparencia no processo educacional, e esta, por sua vez, envolve-se mais um processo de organizaçãoda escola .  Na melhoria da escola, segundo Vieira, o que se destaca são a ampliação de acesso e permanencia dos alunos e a expansão de capacitação dos professores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (31.5 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com