TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão e coordenação

Por:   •  3/5/2016  •  Dissertação  •  2.710 Palavras (11 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 11
  1. GESTÃO ESCOLAR

            Por meio deste trabalho acadêmico venho apresentar as características dos meus estágios junto a escola E.M.E.I. F Professora Mércia Amaral Andrade de Brito    Relatório de Estágio de Gestão Escolar.

            Em cumprimento das Leis que regem os estágios curriculares: - Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996 -  Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional: Resolução CNE/CP,2. De 19 de fevereiro de 2002 – institui a duração e a carga horária dos cursos de Licenciatura da Educação Plena de Formação de Professores de Educação Básica em nível superior. Resolução CNE/CP, Nº 1. De 15 de maio de 2006 - institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Pedagogia Licenciatura.

         O estágio foi realizado pela aluna de pedagogia Silvia Cristina de Queiroz Valceiro, durante o período compreendido entre: 15/09/2015 a 07/10/2015, totalizando uma carga horária de 50 horas, divididas em 04 e 03 horas diárias.

No dia 15/09/2015 foi o acompanhamento das atividades da secretária, dia 16/09/2015 observei as práticas da gestão e da coordenação realizadas no ambiente escolar, 17/09/2015 acompanhamento das rotinas administrativas e operacionais,  18/09/2015 leitura de documentos sobre regimento escolar, 21/09/2015 leitura de documentos-Projeto Político Pedagógico da escola, 22/09/2015 leitura de documentos-Projeto Político Pedagógico da escola, 23/09/2015 leitura de documentos sobre  currículo escolar e planejamento, 24/09/2015 analise elaboração/intervenção projetos e propostas pedagógicas, 25/09/2015 analise recursos didáticos, 28/09/2015 analise calendário escolar, 29/09/2015 acompanhamentos de conselho de classe, 30/09/2015 leitura e análise das atas de reunião, 07/10/2015 acompanhamentos de reunião pedagógica ATPC.  

O documento trará os relatórios de observações, identificação da instituição estagiada, as fichas referentes às atividades teórico-práticas, considerações finais e referências.

             A proposta de estágio é de grande relevância e contribui para a oportunidade de vivenciar tais práticas, para o enriquecimento da formação com os conceitos adquiridos através de observações e coleta de dados com os docentes e gestores.

  1. IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA

Escola: E.M.E.I. F Professora Mércia Amaral Andrade de Brito

Endereço: Rua: Isabel Castanheda Mayer,198

Bairro: Casa Branca

Município: Suzano- SP

Telefones para contato: (11)4747-6782

E-mail: emeifmercia@yahoo.com.br

Representada por: Elenice Benedita Lima de carvalho

  1. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

Estrutura:

             É constituída por 11 salas de aulas grandes, sendo elas usadas para o ensino fundamental, Educação Infantil, Eja e AEE

         A instituição possui uma secretaria, um almoxarifado, uma sala de AEE,1 sanitário na sala de AEE uma cozinha com área de serviço, uma sala de diretoria, uma sala de professores, uma sala de deposito para produtos de limpeza, uma cozinha, uma despensa, um salão para refeitório

              A Unidade Escolar possui um pátio grande, dois banheiros feminino e masculino para os alunos cada banheiro possui seis sanitários, um banheiro feminino e um masculino para o corpo docente com dois sanitários cada, a escola não possui quadra de esportes.

        À escola foi inaugurada 1992, e atendia primeiramente os alunos que residiam nos bairros Jardim Caxangá, Parque residencial Casa Branca, e Jardim Saúde.

Na época da inauguração quem estava no cargo de Prefeito era Estevam Galvão de Oliveira e na Secretaria de Educação Dulce Leite de Lima.

A princípio, atendíamos somente a Educação Infantil, com alunos de faixa etária de 5 à 7 anos. Em 2000, através do Decreto 3322/99 de 08/07/1999 foi transformado em E.M.E.I. F em 25/05/2000, atendendo a Educação Infantil, o Ensino Fundamental de 1ª à 4ª Série (Ciclo I) e a EJA (Educação de Jovens e Adultos).

        No início, em 1992, a escola contava com quatro salas da Educação Infantil e a partir de 2001, iniciou-se o Ensino Fundamental com as primeiras turmas de 1ª Série e E.J.A.

        Em 2004 inaugurou-se mais quatro salas de aula, totalizando 8 salas de aula, aumentando assim a demanda de atendimento dos bairros adjacentes.         Nesse mesmo ano, formou-se a primeira turma de 4ª série desta instituição escolar. A diretora, na época era Rita de Cássia Renzi Pereira.

        Em 2005, com a nova gestão do atual prefeito Marcelo Cândido, reformulou-se a Educação com a entrega de kits escolares e projetos que envolviam a comunidade diretamente na escola.

        Nesse mesmo ano ocorreu os Indicadores de Qualidade para a Educação, com a participação efetiva dos pais de alunos e da comunidade em geral.

        A Escola Mércia é conhecida por atender a maioria dos alunos de inclusão, que são portadores de necessidades especiais.

        Atualmente, a Escola Mércia serve como um dos pólos de atendimento dos bairros adjacentes.

        No ano de 2006, além dos kits de materiais, foram também entregues os uniformes escolares.

        A gestão desta Unidade sofreu alterações em abril de 2011, com o novo processo de escolha dos Coordenadores Educacionais, sendo essa a nova nomenclatura para o antigo cargo de Diretor Escolar.

Atualmente a Gestão escolar está com a parceria de Elenice Benedita de Lima Carvalho e Tânia Maria Bissaco.

Todas as funções estão sob a responsabilidade da direção da escola, o quadro de profissionais é composto por: uma secretária, uma Coordenadora Educacional, dezessete professores, um professor responsável, quatro auxiliares de atividades escolares, três agentes escolares, uma readaptada para o serviço de auxiliar de atividades escolares, cinco professores sendo um readaptado para serviços administrativo, dois professores  de educação física, dois professores adjuntos e  três cozinheiras escolares

         Atualmente encontram-se matriculados na Unidade Escolar aproximadamente 620 alunos entre Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA.

  1. COMUNIDADE ESCOLAR

         A comunidade é unida devido ao tempo de anos em que a maioria das pessoas mora no bairro (média de 15 anos por família).  O índice de violência é baixo comparado a outros bairros, mas se queixam da Base da Polícia Militar, que resolve com demora os casos de urgência e que só sabem aplicar multa indevida nos indivíduos. Alertam também para o crescimento do bairro, devido à pavimentação, pois antigamente por não possuir infra-estrutura adequada (esgoto, asfalto, calçamento, saneamento básico e iluminação) a população do bairro Casa Branca e suas adjacências era reduzida, fazendo com que houvesse harmonia e mais proximidade entre os moradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (112.5 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com