TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gravidez na adolescência

Por:   •  2/5/2016  •  Artigo  •  4.777 Palavras (20 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 20

FACULDADE LATINO AMERICANA DE EDUCAÇÃO FLATED

HISTORIA DO BRASIL COM ÊNFASE NA HISTORIA DO MARANHÃO

LUCIMAURA

GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA: atenção e cuidado para a prevenção

Parnarama - MA

2016

LUCIMAURA

GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA: atenção e cuidado para a prevenção

Artigo apresentado a Faculdade Latino Americana de Educação - FLATED, como requisito final para a conclusão do curso de Especialização em Historia do Brasil com ênfase na Historia do Maranhão sob a orientação do professor ESP. Jose Ribeiro de Sousa.

Artigo aprovado: _______/________/__________

____________________________________________

Jose Ribeiro de Sousa

Professor orientador

__________________________________________

1º Examinador

__________________________________________

2º examinador


GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA: atenção e cuidado para a prevenção

Lucimaura2

Jose Ribeiro de Sousa3


1 INTRODUÇÃO

A adolescência é uma fase da vida que passa pelas mais variadas modificações físicas, biológicas e psicológicas, as quais favorecerão nas alterações da personalidade e situação das condições de vida, por sair da fase infantil para a fase da adolescência.

Cardoso (1967), já falava da adolescência como um período em que se tem o inicio de um crescimento acentuado. Pouco a pouco o adolescente apresenta as modificações físicas e mentais particulares a si próprios, ou seja, transformações todos passam, mais cada uma é peculiar a cada pessoa, mesmo sendo uma evolução de princípios biológicos gerais.  Desta forma fica notório que cada pessoa tem seu desenvolvimento físico e mental único, e por este motivo cada um passar por esta etapa da vida terá suas características próprias.  

Dentre todas as transformações e modificações que a vida sofre nesta fase, um dos motivos considerados como maior problema é a gravidez. Este motivo vem ocupando uma posição significativa dentro da saúde pública, o que faz surgir o despertar de interesse de acadêmicos e profissionais da saúde, isso tudo ligado à sexualidade precoce e desprotegida e o uso de contraceptivos inadequados.

Segundo Aguiar (1994 apud CAPUTO; BORDIN, 2007) a sexualidade na adolescência promove papéis diversos como: alivia angustia, meio de obter uma aceitação perante o(a) parceiro(a) ou grupo, forma de suprir carências de afeto, instrumento para conseguir autoafirmação, maneira de manifestar inconformismo e rebeldia e tentativa de alcançar a independência. No entanto, a sexualidade necessita de um cuidado especifico para que não ocorra uma gravidez indesejada no período da adolescência, pois a mesma pode causar problemas tanto para a mãe adolescente quanto para o bebê.

Com o passar dos anos e com os grandes avanços existentes na sociedade atualmente, tudo propicia a maiores liberdades também, e os jovens da atualidade buscam cada vez mais cedo sua iniciação na vida sexual, no entanto, estes adolescentes não compreendem as consequências que podem trazer esta ação precoce como: o grande aumento de doenças sexualmente transmissíveis (DST) nessa faixa etária; e gravidez, muitas vezes também indesejável e que por isso, pode terminar em aborto (Basso et al, 1991; Mimica & Piato, 1991; Taquete, 1992; Oh et al, 1993; Crespin, 1998; Chabon et al., 2000).

(...) as atitudes individuais são condicionadas tanto pela família quanto pela sociedade. A sociedade tem passado por profundas mudanças em sua estrutura, inclusive aceitando melhor a sexualidade na adolescência, sexo antes do casamento e também a gravidez na adolescência. Portanto, tabus, inibições e estigmas estão diminuindo e a atividade sexual e gravidez aumentando. (HECHTMAN, 1989 - P. 45)

Existem muitos obstáculos que surgem a partir de então, suspensão dos estudos e dependência financeira dos pais, estas são apenas algumas das consequências enfrentadas pelos adolescentes através da gravidez precoce.  

Sabe-se que existem vários registros de trabalhos que abordam este tema sobre gravidez na adolescência, mais é uma temática que ainda desperta interesse principalmente porque mesmo com tantos trabalhos abordado o assunto não se grandes modificações que trabalhem no despertar e na conscientização não apenas do adolescente mais sim da família e da sociedade como um todo.

O presente trabalho pretende dar sua parcela de contribuição para o conhecimento sobre o tema abordado, ajudando a sociedade a saber agir em frente a esta situação e incentivando a busca de informações necessárias para que seja evitada esta gravidez na adolescência. O mesmo objetiva transmitir conhecimentos aos adolescentes sobre os impactos emocionais, físico e sociais que uma gravidez precoce pode acarretar.

A metodologia usada para o desenvolvimento deste trabalho foi a pesquisa bibliográfica, que nos dá um  maior respaldo sobre a temática visto as pesquisas realizadas por autores que já desenvolveram outras pesquisas relevantes sobre o tema abordado.  

2 CONTEXTUALIZANDO A ADOLESCÊNCIA

Para se chegar a uma definição para “adolescência”, a Organização Mundial de Saúde (OMS), fez a inclusão de critérios: aspectos biológicos, psicológicos e sociais, determinando também a faixa etária para este período, fazendo uso do tempo cronológico, e desta forma definiu tal período dos 10 as 19 anos de idade. No entanto, o Estatuto da Criança e do Adolescente, define este período entre 12 e 18 anos (ECA, 1990).  

Borlofi (2006), diz que a adolescência é o período do desenvolvimento de alguns processos psicológicos que passaram a fazer a identificação do desenvolvimento da fase infantil para a fase adulta, uma delas é deixar de ser uma dependentes e passar a ter sua autonomia própria. É um período que outras mudanças surgem e estas bem mais aparentes, as mudanças físicas especialmente nas meninas, e os hormônios, estes nos meninos. Esta etapa da vida é onde as maiores modificações, é onde as crianças terão que abandonar seus hábitos infantis, e passaram a apresentar a sociedade um novo ser que esta desabrochando, um novo corpo, uma nova forma de pensar, momento de aprender e adquiri muitas informações para que possam assumir seu novo lugar na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.7 Kb)   pdf (210.2 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com