TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grupo pedagogia

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.134 Palavras (5 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 5

YONE 1 A opção profissional é uma das questões mais importantes que fazemos em nosso dia a dia, são vários motivos que levam a pessoa a escolher entre uma profissão ou outra, como por exemplo: a oportunidade de querer um lugar de destaque na sociedade, ou influência da família, ou questão salarial, ou ainda, ofertas do mercado de trabalho local.

No caso específico do ser professor ou professora, não é uma carreira atrativa devido a muitos fatores, dentre os quais podemos destacar o fator econômico, pois a questão salarial não é atrativa. Os interessados nesta profissão precisam antes de tudo, refletir sobre sua história de vida e sobre as razões desta escolha. Isto porque, a profissão docente é de grande relevância na sociedade e, optar por ser professor deve ser uma escolha consciente e tomada a partir de algumas reflexões, em que escolher ser professor não é escolher uma profissão qualquer, pois são muitos os desafios e responsabilidades desta profissão.

Falar em professor é falar de educação e, neste cenário existe um lugar onde ensinar e aprender é razão principal, como sendo um lugar próprio da educação formal, através de várias possibilidades para consolidar o ato educativo, este lugar chama-se escola.

2 DANIELA Neste espaço o papel do professor é de grande relevância, pois este se torna, agente da mudança social sendo o formador de opinião, de personalidade, de caráter, agindo como problematizador, instigador, orientador na mediação das diversas aprendizagens nesta relação professor, contexto e aluno. Dessa forma jamais deve resumir sua prática à mera transmissão de conteúdos e técnicas prontas e estar consciente de que ele exerce influência no contexto social competindo a ele muitos e complexos desafios. Deve ser um constante pesquisador e incentivador para que seus alunos tornem também pesquisadores e saibam extrair informações e conhecimentos constantemente.

3 MARIA Analisando a charge podemos observar que a interação entre professor e aluno aconteceu de forma harmoniosa, manifestada através do diálogo entre ambos, em que o aluno reconhece a importância do trabalho da professora na garantia de seu sucesso na vida futura. Como forma de retribuição dessa conquista, ele a presenteia com um desenho simbolizando professora “nota 10”. Diante desse gesto, ela orgulhosamente o agradece, refletindo assim, a paz em seus ombros carregados de trabalhos ao longo de vários anos como educadora, vibrando pela satisfação de mais um dever cumprido, o de preparar o cidadão para vida e para o exercício da cidadania.

Completando isso podemos destacar no caderno de estudo que “... agora, a formação do homem segue novos caminhos sociais, orienta-se segundo novos valores, estabelece, enfim, novos modelos”. A autora diz ainda que “... Embora a família e a igreja (grifos da autora) permaneçam instituições formativas, a escola ocupará um lugar cada vez mais central para o desenvolvimento da sociedade moderna. (Strang, 2014. p. 55)

4 AMANDA Referente ao poema “o professor sempre está errado”, ele retrata uma série de questões relacionadas ao cotidiano do professor principalmente, sobre a sua atuação em sala de aula, são reflexões um tanto descontextualizadas e sem o menor sentido, isto porque o trabalho do professor ainda é desvalorizado.

Podemos afirmar que a sociedade de hoje passou para os professores o papel de educar, aquela educação base, que vem de casa, ou deveria vir. Sendo que minoria das famílias consegue cumprir este papel de educação familiar e devido essa correria do cotidiano, entre trabalho e outros afazeres os responsáveis da família se ausentam durante o dia todo deixando que a escola cuide dos seus filhos com mais esta responsabilidade, agora com o modismo do tempo integral, Mais Educação e outros programas educativos.

5 AGDA Desse modo sobrou para o professor e para a escola em geral, mais este papel de educar para a vida, às vezes lançando mão de seu tempo livre para dar conta desta missão imposta pelos nossos governantes, criando leis e mais leis, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997, p. 1) indicam alguns objetivos para o ensino fundamental que os alunos sejam capazes de:

Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repudio ás injustiças, respeitando o outro e exigindo para si mesmo respeito;

Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o dialogo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (50.9 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com