TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Tese: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2014  •  Tese  •  708 Palavras (3 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 3

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

1.1 A comunidade primitiva era considerada sem classe, e míticas, viviam em tribos compartilhando as mesmas condições, tinham que vencer os desafios impostos pela natureza, eram nômades, e quando esgotavam as condições de um determinado lugar migravam para outros, buscando meios de subsistência, não tinham uma cultura homogênea, isso dependia do lugar e tempo.

Tudo que eram produzidos era dividido entre eles, a terra era utilizada para a agricultura e para o pastoreio.

As mulheres tinham um papel muito importante, elas estavam em igualdade com os homens.

Seus afazeres domésticos eram tão importantes quanto o trabalho dos homens. A divisão de trabalho não tinha uma hierarquia, mais sim cada qual fazia para o melhor andamento daquela comunidade. Tanto a mulher como o homem, garantia o sustento do grupo, e ainda fazia as tarefas domesticas. Trabalhavam juntas, ajudando umas as outras.

Elas não eram vistas apenas como reprodutoras, apesar disso garantir a sobrevivência da tribo, era necessário assegurar o crescimento do grupo, a principio era permitido o casamento entre parentes. Tornaram-se importante na criação e transmissão de hábitos culturais.

A educação na comunidade primitiva era informal, era pratica e ensinava a viver em coletividade era focada na sobrevivência.

As crianças aprendem de forma espontânea sem que haja uma pessoa apropriada para transmitir esses conhecimentos. Elas aprendem com o dia a dia dos adultos, observando-os desde pequenas as atividades diárias, segundo Ponche: elas aprendem “pela vida e por meio da vida”.

A educação não tinha castigo físico, a criança era tratada com respeito, elas tinham facilidade em aprender.

Com a domesticação dos animais e seu emprego na agricultura, as tribos passam a produzir mais e as sobras são trocadas com seus vizinhos.

Porém, com as mudanças da sociedade surgem então às classes, com elas muitas mudanças acontecem e com a educação não é diferente.

1.2 A vida na comunidade tribal foi marcada por mitos e ritos, os acontecimentos não eram registrados por ter acontecidos na pré- história.

São povos místicos, acreditavam nos deuses, tudo gira em torno do divino. O homem imita os deuses, as danças antes das guerras davam a eles confiança da vitória. Os desenhos nas paredes das cavernas era uma forma de apropriação e da caça e a certeza que esse animal ia ser restituído à natureza.

A espontaneidade começa na educação das crianças, ela s aprendem os costumes, os valores, as crenças e a cultura da tribo sem que aja alguém especifico para ensinar, elas aprendem muito mais, pois o aprendizado é espontâneo.

A escola não é controlada pelo Estado como é na sociedade complexa, elas não precisam de um segmento.

É uma educação difusa, as crianças aprender no observar, imitando os adultos nas atividades e gestos diários. Não precisam ter um espaço apropriado para isso. Por passar muito tempo com os pais elas aprendem a caçar e pescar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com