TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia e geografia

Por:   •  1/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.748 Palavras (7 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

  1. Daiane Camila Rando     RA: 4926914336
  2. Gabriela Aparecida Martins    RA: 4932843934

ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO.

Sorocaba – São Paulo

2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

  1. Daiane Camila Rando     RA: 4926914336
  2. Gabriela Aparecida Martins    RA: 4932843934

ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO.

Atividade de Prática Supervisionada (ATPS) da disciplina: Arte, Criatividade E Recreação do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP. Apresentado como requisito parcial de avaliação sob a orientação das tutoras: a distância: Mestre Adriana da Silva Ramos de Oliveira e presencial: Rosana Haas

Sorocaba – São Paulo

2014


INTRODUÇÃO

A arte pode ser compreendida como a capacidade do ser humano de se comunicar, de se expressar de outras formas, usando sentidos diferentes, além do esperado. Envolve a emoção, o sentimento englobando desde as artes visuais (imagens, pinturas, esculturas...) até as formas de expressão corporal (dança), teatro, música, poesia etc.

No nosso trabalho vamos mostrar a importância de se trabalhar com artes na escola desde os anos iniciais, vamos apresentar um plano de aula com esse tema, discutiremos sobre as vantagens da arte no desenvolvimento infantil.

O PAPEL DA ARTE E DA RECREAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DAS POTENCIALIDADES CRIATIVAS DA CRIANÇA

Daiana

Na minha época de escola gostava muito das aulas de artes, eu não fui na pré escola, mas desde pequena fazia artes em casa, então ficava muito feliz quando fazia em casa também. Lembro que usávamos guache, argila, papel dobradura. Faziamos gincanas, peças teatrais, danças.

Outra

Sempre tive contato com a disciplina de artes na escola, fazíamos pinturas, rodas de músicas, brincávamos, com as parlendas, as cantigas de roda, ouvíamos música, ensaiávamos apresentações. Lembro dos desfiles de sete de setembro, dos concursos de poesia, desenho, tínhamos aula de coral, tive também uma disciplina de música, onde aprendi sobre os compositores clássicos, sobre as diferenças e tipos de instrumentos.

  • Apesar de estudarmos em escolas, cidades e épocas diferentes, percebemos na nossa conversa que a disciplina de arte foi muito especial e marcante. Através dela, desenvolvemos nosso lado emocional, pudemos usar a nossa criatividade, comunicação, pudemos nos expressar. Foi uma fase inesquecível.

A IMPORTÂNCIA DE CONTEMPLAR AS PRÁTICAS ARTÍSTICAS EXPRESSIVAS E RECREATIVAS NO ESPAÇO ESCOLAR

Trabalhar com arte e recreação na escola é de extrema importância para desenvolver as diversas potencialidades da criança, principalmente na educação infantil e nas séries iniciais, a maneira como o professor vai propor a atividade e seus objetivos principais vão mudando, mas nunca acabando.

As aulas de artes favorecem o desenvolvimento emocional, cognitivo, crítico, motor, oral, social.

Nas aulas de percepção visual a criança pode aprender a criticar e ser criticada, a passar emoções e sentimentos com seus próprios trabalhos, trabalha seu sentido tátil com o uso de diversos materiais.

Nas aulas de expressão corporal, a dança, o teatro favorecem o desenvolvimento emocional, o conhecimento das habilidades do seu próprio corpo, a expressão oral. A criança pode viver papeis, se colocar no mundo, pode imaginar, criar, sentir.

Nos momentos de recreação a criança vive diferentes papéis, aprende a respeitar, a viver socialmente, ela pode compreender a sua realidade, viver seus medos e anseios, participar livremente.

Compreendemos então que uma aula de artes não pode ser mal planejada, não podemos simplesmente fazer o aluno desenhar o que quiser e fim.

O professor deve se envolver, propor, questionar, estimular, desenvolver o olhar, a vontade de seus alunos. Fazer com que seu senso crítico, ético seja desenvolvido cada vez mais. O aluno deve entender seu papel na sociedade.

PROCESSOS QUE LEVEM À EDUCAÇÃO PELA ARTE, PELO LÚDICO E PELA RECREAÇÃO

Segundo o PCN, a nossa proposta curricular, compreende – se que existem três pilares que contribuem significativamente para o desenvolvimento expressivo e criativo do educando: artes visuais, musica e dança, teatro e jogos dramáticos. O trabalho recreativo, envolvendo a ludicidade também é grande aliado desse processo.

Em artes visuais o aluno pode entender que existe outra forma de comunicação, expressão, pode aprender a desenvolver a sensibilidade, a criticidade através da observação, pode se apropriar de conceitos históricos, desenvolver suas habilidades motoras. As aulas com essa temática podem acontecer através de releituras de obras famosas, exposições dos próprios trabalhos, com diversos materiais (tintas variadas, linha, barbante, giz, argila, gesso, massinha etc.), modelagem, esculturas, filmes, reciclagem (trabalhos com sucata).

Quando pensamos nos momentos que envolvem música e dança, lembramos de expressão corporal, habilidades motoras são trabalhadas, a liberdade, a criança pode correr pular, girar sentir com a música. Desenvolvemos além do conhecimento dos limites do corpo, o cognitivo, a sensibilidade, a observação através dos nossos colegas. Pode ser utilizado diferentes ritmos e instrumentos, melodias, letras; pode se trabalhar o canto, a interpretação da musica, a dança, dessa forma o aluno pode viver outros papéis ouvinte, interprete, compositor, crítico e levar essas experiências para além dos muros da escola.

Nas aulas envolvendo o teatro e os jogos dramáticos existem muitas habilidades que se desenvolvem, o respeito, o saber ouvir, saber expressar – se oralmente e de forma clara, as diferenças podem ser trabalhas, diversos temas importantes para a formação de adultos crítico. A criança colabora, sente que é uma parte importante no teatro e na vida, se percebe. Existem os jogos que trabalham a socialização, respeito mutuo, criatividade, imaginação, através do lúdico, a criança pode então viver diferentes papeis da sociedade, expor seus medos e sentimentos mais profundos, entender o mundo ao seu redor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (199.4 Kb)   docx (33.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com