TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da Educação

Tese: História da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  Tese  •  1.919 Palavras (8 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 8

IENSUL-Instituição Educacional a Distancia Norte Sul Ltda

FAR-Faculdade a Distância

Curso –Pedagogia

Bruno Rodrigues Carvalho

História da Educação

Balsas-Ma

Agosto- 2013

Restituição de um dado momento

Se se examina a antiguidade pagã, nota-se como essa havia oscilado entre duas visões da História, de que uma não era mais que a antítese relativa á outra: ambas concebiam o devir histórico como uma sucessão de instantes na qual cada instante presente delimita sempre, de um lado o passado, do outro o futuro. A primeira destas versões propõe uma imagem cíclica do devir histórico. Implica a repetição eterna de instantes, de fatos ou de períodos dados. É isso que exprime a fórmula nihil sub sole novo. A segunda, que acabará, de resto, por redundar na primeira, propõe a imagem de uma linha reta que tem um inicio mas não um fim, pelo menos não um fim imaginável e previsível.

O sentido da Educação

A educação deve fazer parte do processo da expansão da vida, que sempre começa de dentro. A criança é maleável e ainda não possui o nível de auto percepção dos adultos, por isso, é extremamente importante que qualquer ensinamento seja oferecido de maneira agradável, sem violentar seu crescimento natural.

Esse esforço começa no nascimento da pessoa, se não antes. Devemos ter em mente que o fenômeno da expansão começa com uma natureza que não é condicionada nem autoconsciente, e, portanto é extremamente maleável. Ela pode facilmente ser afetada não apenas por ações que tenham o propósito de influenciá-la, mas também por influências sutis.

Embora o ambiente tenha grande importância, o mais importante para a criança são as pessoas mais próximas a ela. Mesmo que no ambiente haja muito sofrimento, se a influencia dessas pessoas for do tipo certo, até mesmo o sofrimento em torno pode ser um meio de evocar na criança sentimento de compaixão e simpatia.

Verdades Fundamentais

A mente deve ser cuidadosamente treinada para desenvolver suas capacidades, e não ser abarrotada com coisas desnecessárias. O importante é desenvolver uma mente que não apenas imite, que seja capaz de agir por si própria e que tente aprender e descobrir as coisas por si mesma, enquanto faz uso do conhecimento dos outros.

A mente como um sensível aparelho de rádio, deve ser capaz de captar as coisas e mantê-las em foco com clareza, percebendo suas implicações e indo além das irrelevâncias em direção à realidade dos fatos.

História da educação na formação de professores

Não há, nem pode haver ensino de qualidade, nem reforma educativa, nem mesmo inovação sem que haja uma adequada formação de professores.

A formação de professores, sendo, simultaneamente, o alfa e o Omega de qualquer sistema educativo, põe em jogo um conjunto variado de fatores que exigem abordagens metodológicas diversificadas e perspectivas interdisciplinares.

A formação de professores é, simultaneamente, um problema político, uma vez que implica uma concepção da sociedade e um projeto de futuro, um problema social, por mobilizar dados provenientes das mais diversas ciências como a Economia, a Demografia, a Sociologia e um problema pedagógico, por exigir uma definição de objetivo educativo e de estratégias de avaliação. Numa palavra, a formação de professores mobiliza dados provenientes das diferentes ciências da educação e refletiu desse modo, o seu estado de desenvolvimento, conduzindo à adoção de novos conceitos e de novas formas de encarar o ato educativo.

A história da Educação e a formação de professores no curso de Pedagogia

Eixo temático nº 2 – História da profissão docente e das instituições escolares.

O objetivo de estudo desta comunicação gira em torno de temas que tratam da formação de profissionais da educação, no interior dos Cursos de Pedagogia. Estabelecemos como objetivo investigar a importância do campo da História da Educação para a formação dos professores, no interior dos mesmos e de forma sucinta no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

A formação do profissional da educação

O curso de Pedagogia tem, dentre seus inúmeros objetivos, a formação de professores.

As diretrizes Curriculares nacionais para o Curso de Pedagogia, a seguir explicitadas, levam em conta proposições formalizadas, nos últimos 25 anos, em análises da realidade educacional brasileira, com a finalidade de diagnostico e avaliação sobre a formação e atuação de professores, em especial na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, assim com os cursos de Educação Profissional para o Magistério e para o exercício de atividades que exijam formação pedagógica e estudo de Política e gestão educacionais.

História do curso de Pedagogia na UEM

O curso de Pedagogia da UEM foi criado em 1973 e reconhecido pelo MEC em 30 de outubro de 1976 – Decreto nº 78.525, habilitando para docência nas Matérias Pedagógicas do Ensino Médio. Em 1978, começou a oferecer, também, as habilitações em Orientação Educacional, Supervisão Escolar e Administração escolar. O aluno concluía o curso em duas habilitações.

Campos disciplinares e história da educação

Diretamente ligado ao campo educacional, mas na esfera internacional, o francês Chervel ( 1990) escreve em seu texto que, no século XIX, o termo disciplina ficou banalizado e acabou assumindo quatro formas de definições. A primeira passou do geral pra o particular e na quarta o termo “disciplina” ficou designada como sendo genérica.

Historiografia e o campo disciplinar de história da educação

Clarice Nunes (1992) inspirada, em uma forma de praticar a História, distanciada da Filosofia, revela o intuito de mostrar a possibilidade de recriação de um dos objetos mais focalizados, mas poucos conhecidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com