TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Por:   •  23/10/2019  •  Resenha  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 3

IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

O estágio supervisionado representa um momento importante na vida dos alunos, pois possibilita unir a teoria à prática, podem fazer uma aproximação real entre o que aprenderam na universidade e o que vão ensinar nos diferentes campos de atuação. Ele é uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional que é relativamente importante para a sua inserção no mercado de trabalho. Ajudando a compreender diversas situações e permitindo a interação do mesmo com os indivíduos no âmbito escolar, o estágio constitui-se em importante instrumento de conhecimento e de integração do aluno à realidade social, econômica e do trabalho em sua área profissional. Contribuindo para uma análise de pontos fortes e fracos das organizações, e propondo melhorias às instituições.

É uma atividade que propicia ao aluno adquirir a experiência profissional. É uma atividade obrigatória que deve ser realizada pelos alunos de cursos de Licenciatura e deve cumprir uma carga horária pré-estabelecida pela instituição de ensino. O nível de participação dos professores é 100%, e também existe um acompanhamento pedagógico do trabalho desenvolvido pelos professores; e esses se envolvem nas atividades promovidas pela escola. Os recursos mais utilizados pelos professores em suas aulas são o livro didático, som, data show, notebook, quadro e giz, apagadores e ilustrações temáticas ao currículo escolar. O papel do docente durante a vida escolar da criança é fazer com que os mesmos adquiram certos saberes, presentes durante as aulas.

Através matérias escolares, e participando da educação no sentido mais amplo, preparando-os à vida em sociedade. O docente precisa ser ativo e criativo para tornar sua aula mais atrativa, dinâmica e atraente; convidativa à curiosidade infantil. O planejamento das aulas é a melhor forma de o professor conseguir ter sucesso durante seu trabalho contribuindo na construção de percepções significativas ao desenvolvimento do ensino aprendizagem dos seus alunos.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais- PCN (1997), O papel do professor e da escola é formar alunos críticos habituados com a leitura, isso através do incentivo à leitura diária e de um contato com todos os tipos e gêneros de textos. A oralidade é uma modalidade muito importante pela qual cada humano apresenta sua forma de comunicação para o meio onde o mesmo está inserido. As atividades escritas são de suma importância para o desenvolvimento dessas crianças; a aprendizagem da linguagem escrita é um processo cognitivo onde cada indivíduo irá realizar ao seu tempo.

Para garantir a aprendizagem de conhecimentos, habilidades na sala de aula, a escola deve auxiliar ao professor nesse processo através de instrumentos úteis em promoverem que o aluno compreenda sua realidade, e favoreça a sua participação em relações sociais, possibilitando a leitura de mundo e tornando-o um ser crítico. E a escola deve dotar o indivíduo de uma formação técnica e desenvolver a cultura profissional sem desprezar ao meio social do aluno.

O objetivo do Estágio Supervisionado é proporcionar ao aluno a oportunidade de aplicar seus conhecimentos acadêmicos em situações da prática profissional, criando a possibilidade do exercício de suas habilidades. A participação dos alunos nas aulas é muito importante, pois torna a aula mais dinâmica e o aluno acaba expressando seus conhecimentos, e ao mesmo tempo suas preocupações e interesses para o futuro; neste sentido, para Gómez (2000) o aluno participa de forma mais ativa e crítica na construção e reconstrução de sua cultura e do grupo onde o mesmo está inserido. O estilo de ensino da educadora irá influenciar no desenvolvimento cognitivo e linguístico da criança. Por isso a necessidade de investir na formação do professor e também na formação continuada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (61.5 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com