TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INCLUIR É FAZER A DIFERENÇA

Por:   •  17/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  961 Palavras (4 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

4 CONCLUSÃO 5

REFERÊNCIAS 7

1 INTRODUÇÃO

Essa atividade ira aborda o tema “Incluir é fazer a diferença”, principalmente porque a inclusão esta presente em todos os ambientes da sociedade em distintas formas dando destaque as transformações necessárias para receber, acolher, com dignidade esse sujeito no meio social.

A inclusão é uma novidade, cujo sentido vem sendo desvirtuado e se tornado um movimento muito polemizado pelos mais diferentes segmentos educacionais e sociais.

O texto irá falar da importância que é incluir, porém incluir sem excluir, porque o que se percebe é que se falam muito na inclusão, mas não estão capacitando de fato os profissionais para fazer essa inclusão de forma tranquila e que realmente faça diferença para aquele que precisa e que esse processo inclusivo aconteça de forma harmoniosa e sem sofrimento.

Principalmente que quando falamos sobre inclusão podemos ver um leque de diversos fatores, e não só para aqueles que possuem uma deficiência e sim muitas das vezes nas escolas e necessário fazermos diversos tipos de inclusões devido justamente aos valores morais que cada criança traz nas suas raízes, como a questão racial, a beleza estética, a questão das classes sociais enfim é necessário que as instituições façam adequações nas suas práticas pedagógicas, e que tanto o pedagogo como todos os funcionários da mesma estejam qualificados para lidar com esses diversidades de inclusões.

2 DESENVOLVIMENTO

Para incluir, precisamos primeiro buscar ver a realidade objetiva na qual esse pedagogo vai estar inserido, fazer uma analise de todo contexto, para depois traçar propostas que faça com que essa inclusão aconteça de fato.

Por que é necessária essa analise, porque muitas das vezes na sala de aula não tem uma aluno com deficiência física, porém podem existir diversos outros fatores que precisem de inclusão, que também terão que ser vistos, porque eles precisam também ser trabalhos em sala de aula, para que não aconteça a exclusão.

Vivemos um tempo de crise global, em que velhos paradigmas da modernidade estão sendo contestados e em que o conhecimento, matéria prima da educação escolar, passa por uma reinterpretação. A inclusão é parte dessa contestação e implica a mudança do paradigma educacional atual, para que se encaixe no mapa da educação escolar que precisa retratar. (MANTOAN, 2006, p.188).

E por isso é necessários que o Pedagogo, esteja qualificado para poder perceber essa necessidade e dentro da sua prática pedagógica criem estratégias, de formar interdisciplinar para trabalhar esses temas que vem causando muitas dificuldades no bom andamento da sala de aula e nas escolas.

Diante desse contexto percebe a importância do profissional em pedagogia ter uma leque de conhecimentos, para que lhe garanta que essa inclusão faça a diferença, é preciso que seja conhecedor dos Direitos Humanos que são universais e naturais e que precisam ser respeitados porque dizem respeito à dignidade da natureza humana e quando pensamos nisso conseguimos incluir porque passamos a ver aquela dificuldade deve ter como respaldo o princípio da igualdade.

É muito importante também que haja uma interação e integração entre o professor e aluno permitindo que em sua pratica construa uma relação adequada, e dessa formar poder viabilizar um aprendizado dos conteúdos de forma significativa, com essa proposta o professor / pedagogo media e incentiva a construção do conhecimento através da interação com o aluno e com os seus colegas. Santos (1995) diz que para uma reformulação de pensamento e mentes é necessário uma reforma previa nas escolas, tornando assim possível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (51.7 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com