TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INCLUSÃO ESCOLAR: REFLEXO DAVIDA AO LADO DE FORA

Por:   •  4/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.918 Palavras (12 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

JEANNE CARLA DOS SANTOS NASCIMENTO – RA 5733178673

INCLUSÃO ESCOLAR: REFLEXO DAVIDA AO LADO DE FORA

SÃO PAULO / SP

2015


UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

JEANNE CARLA DOS SANTOS NASCIMENTO – RA 5733178673

INCLUSÃO ESCOLAR: REFLEXO DAVIDA AO LADO DE FORA

Relatório Final de Atividade Prática Supervisionada 7ª Série realizada na disciplina de Fundamentos da Gestão em Educação, do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP, apresentado como requisito parcial à obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia, sob a orientação da Tutora a Distância: Esp. Elizângela Siqueira.

SÃO PAULO / SP

2015


Sumário

1 INTRODUÇÃO .............................................................................................. 4

2 EDUCAÇÃO ESPECIAL E FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA ESSA ÁREA ...................................................................................................... 5

3 CARACTERIZAÇÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS ............................................................................ 7

4 FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO FUTURO PEDAGOGO DIANTE DA EDUCAÇÃO ESPECIAL ......................................................................... 9

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS ...................................................................... 11

6 REFERÊNCIAS............................................................................................ 12


Introdução

Desde o ano de 1994, com o advento da Declaração de Salamanca, temos visto diversos debates a respeito da inclusão de pessoas com deficiência no contexto escolar. A inclusão tem sido motivo de discussões no âmbito educacional tanto na forma de legislação quanto na teoria e prática. Todavia são ainda poucos os estudos que identificam as concepções inclusivistas dos professores que trabalham com este público.

A partir do advento de uma nova visão de homem, mundo e sociedade a educação das pessoas com deficiência vem sofrendo profundas transformações que têm beneficiado a todos de um modo geral, as pessoas deficientes são vistas como indivíduos dotados de potencial criativo, intelectual e construtivo saindo dos guetos, tornando-se cidadãos que lutam por seus direitos previstos em lei..

Analisando a educação atual no Brasil, percebe-se uma forte tendência por parte dos educadores em buscar resposta a estas questões, essencialmente resgatar e/ou intensificar os estudos sobre o importante papel da educação formal escolar, bem como do papel que tem o professor neste processo.

Falar sobre o processo de inclusão e a necessária existência de várias instâncias de serviços de apoio para que o mesmo se concretize, demanda discutir criticamente os múltiplos aspectos sobre educação, ou seja, a concepção dos professores sobre o processo de ensinar e o processo de aprender, sobre o sujeito que aprende e como este sujeito aprende, sobre as dimensões do conhecimento, sobre o contexto social, econômico e cultural em que o aluno e professor encontram-se, entre outros fatores.

A educação não pode ser concebida como um aspecto em separado da realidade social. Ela reflete claramente as questões políticas, sociais, os interesses de quem detêm o poder e os recursos financeiros para promover formação profissional e continuada. Se, contudo, por outra via, acreditamos que Inclusão é sim, direito de acesso e permanência à escolarização para uma educação de qualidade, promotora do processo de cidadania em dignas condições, ou seja, capaz de significar e promover o aprender a aprender dos alunos, e, portanto tendo a clareza de que as especificidades humanas existem com múltiplas faces que devem ser levadas em conta, alcançamos um novo horizonte: dirigir nosso olhar de educadores para além das questões estabelecidas em lei.


Educação Especial e formação de profissionais para essa área

O esforço pela inclusão social e escolar de pessoas com necessidades especiais no Brasil é a resposta para uma situação que perpetuava a segregação dessas pessoas e cerceava o seu pleno desenvolvimento. Até o início do século 21, o sistema educacional brasileiro abrigava dois tipos de serviços: a escola regular e a escola especial - ou o aluno frequentava uma, ou a outra. Na última década, nosso sistema escolar modificou-se com a proposta inclusiva e um único tipo de escola foi adotado: a regular, que acolhe todos os alunos, apresenta meios e recursos adequados e oferece apoio àqueles que encontram barreiras para a aprendizagem.

A Educação inclusiva compreende a Educação especial dentro da escola regular e transforma a escola em um espaço para todos. Ela favorece a diversidade na medida em que considera que todos os alunos podem ter necessidades especiais em algum momento de sua vida escolar.

Há, entretanto, necessidades que interferem de maneira significativa no processo de aprendizagem e que exigem uma atitude educativa específica da escola como, por exemplo, a utilização de recursos e apoio especializados para garantir a aprendizagem de todos os alunos. Educar na diversidade exige um direcionamento para o estudo de práticas pedagógicas que valorizem as diferenças e a diversidade nas salas de aula.

No Brasil, a regulamentação mais recente que norteia a organização do sistema educacional é o Plano Nacional de Educação (PNE). O PNE considera público alvo da Educação especial na perspectiva da Educação inclusiva, educandos com deficiência (intelectual, física, auditiva, visual e múltipla), transtorno global do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades.

A Educação inclusiva tem sido um caminho importante para abranger a diversidade mediante a construção de uma escola que ofereça uma proposta ao grupo (como um todo) ao mesmo tempo em que atenda às necessidades de cada um, principalmente àqueles que correm risco de exclusão em termos de aprendizagem e participação na sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (539.4 Kb)   docx (404.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com