TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE: UMA ANÁLISE REFLEXIVA

Por:   •  28/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.688 Palavras (7 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 7

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Manaus

2016

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

Ana Virgínia Baraúna Alves

Danielle Cristiny Ribeiro Breves

Priscila da Silva e Silva

Thiago Auzier Silva dos Santos

Thiago Silva Santos

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE: UMA ANÁLISE REFLEXIVA

[pic 1]

Manaus

2016

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.........................................................................................................p. 04

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE.........................p. 05

CONCLUSÃO...........................................................................................................p. 09

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.........................................................................p. 10

INTRODUÇÃO

A avaliação deve ser entendida pelo professor como a interpretação do seu próprio trabalho realizado na sala de aula, o resultado da avaliação dos alunos é reflexo do ensino que lhes é dado. No entanto, existe mais de um tipo de avaliação. As mais conhecidas são a Avaliação Classificatória e a Avaliação Mediadora.

De acordo com Luckesi (2005) o principal desdobramento da atenção centralizada nas provas, exames e notas recai na relação professor-aluno, utilizando a avaliação da aprendizagem como principal mecanismo de disciplinamento social dos alunos.

Alguns professores utilizam os exames como ameaças aos alunos, para que estudem, não tendo em vista seu aprendizado, apenas o seu desempenho na avaliação, ou mesmo. Esse tipo de ação faz com que os próprios alunos desconheçam os motivos da avaliação ou entendam que a intenção do professor ao realizar a prova é prejudica-los.

Quando o professor sente que seu trabalho não está surtindo o efeito esperando, anuncia aos seus alunos: ‘Estudem! Caso contrário, vocês poderão se dar mal no dia da prova’. Quando observa que os alunos estão indisciplinados, é comum o uso da expressão: ‘Fiquem quietos! Prestem atenção! O dia da prova vem aí e vocês verão o que vai acontecer’ (LUCKESI, 2005, p. 19). 

        A seguir analisaremos uma avaliação de uma instituição particular localizada na cidade de Manaus, afim de apontar o tipo de avaliação e apontar suas características.

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE: UMA ANÁLISE REFLEXIVA

A avaliação escolhida por nós para análise foi de língua portuguesa, do 1º ano fundamental de uma escola particular.

Por muito tempo as avaliações representavam apenas números obtidos através de exames e trabalhos feitos por alunos, com o objetivo de atribuir notas e conceitos, sem que houvesse uma reflexão ou retorno ao aluno. Trata-se da Avaliação Classificatória, presente nas classes de ensino tradicional principalmente

Moretto afirma que para avaliar é preciso atingir o real objetivo, onde o aluno se expresse, escrevendo seu entendimento sobre determinado assunto,

[...]avaliar a aprendizagem tem um sentido amplo. A avaliação é feita de formas diversas, com instrumentos variados, sendo o mais comum deles, em nossa cultura, a prova escrita. Por esse motivo, em lugar de apregoarmos os malefícios da prova e levantarmos a bandeira de uma avaliação sem provas, procuramos seguir o princípio: se tivermos que elaborar provas, que sejam bem feitas, atingindo seu real objetivo, que é verificar se houve aprendizagem significativa de conteúdos relevantes (Moretto, 2001, p. 95-96).

Consideramos essa prática negativa pois rotula os alunos de acordo com suas notas, apenas classificando-o. Sem levar em conta seu desenvolvimento no geral, tendo em vista que o desempenho do aluno em uma prova depende não somente do conhecimento que ele tem, como também de inúmeros fatores. Ao contrário, uma avaliação contínua baseada na aprendizagem que o aluno demonstra em sala de aula seria o ideal.

A Avaliação Mediadora leva o aluno a uma reflexão sobre seus erros, favorecendo sua aprendizagem e auxiliando-o a aprender com suas dificuldades. Não somente visando notas, mas sim o real aprendizado do aluno.

Hoffmann (2009, p.77) nos aponta a diferença entre avaliação classificatória e avaliação mediadora. Para ela:

Avaliação classificatória: Corrigir tarefas e provas do aluno para verificar respostas certas e erradas e, com base nessa verificação periódica, tomar decisões quanto ao seu aproveitamento escolar, sua aprovação ou reprovação em cada série ou grau de ensino (prática avaliativa tradicional).

Avaliação mediadora: Analisar teoricamente as várias manifestações dos alunos em situações de aprendizagem (verbais ou escritas, outras produções), para acompanhar as hipóteses que vêm formulando a respeito de determinados assuntos, em diferentes áreas de conhecimento, de forma a exercer uma ação educativa que lhes favoreça a descoberta de melhores soluções ou a reformulação de hipóteses preliminarmente formuladas. 

        Vamos identificar o tipo de avaliação usada para medir o conhecimentos dos alunos, através dos exemplos a seguir:

[pic 2] [pic 3]

                          Figura 1                                                Figura 2                

        Na figura 1 e 2, podemos perceber que o tipo de avaliação é um modelo tradicional. Depois de um bimestre ou semestre, com o propósito de verificar a quantidade de informações assimiladas durante esse período, para obter uma nota.

        Durante a primeira pergunta da figura 1, onde seria uma interpretação de texto, estamos cientes de que a resposta já está pronta no texto acima, a criança não pode responder de forma diferente, caso contrário estará errada. A questão não traz um tema reflexivo, que faça o aluno compreender temas mais complexos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (308.5 Kb)   docx (159.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com