TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTERDISCIPLINARIDADE

Por:   •  6/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  629 Visualizações

Página 1 de 3

INTERDISCIPLINARIDADE

No contexto escolar evidencia-se grande dificuldade de criar uma relação entre o pensamento e ação, professor e aluno, teoria e prática, o que acaba promovendo uma fragmentação do processo ensino/aprendizagem. Com o objetivo de apresentar e refletir sobre a finalidade da educação escolar e avaliar a interdisciplinaridade como um possível meio para superar a fragmentação do conhecimento atual. Na visão de diferentes autores é analisada a realidade escolar a qual veem à interdisciplinaridade como uma possível maneira de superar os vários problemas relacionados aos processos pedagógicos. Constata-se que a prática interdisciplinar mostra-se ser uma importante ferramenta na formação do homem por completo. A interdisciplinaridade visa garantir a construção de um conhecimento globalizante, rompendo com os limites das disciplinas.

A interdisciplinaridade surgiu na década de 60 e se expandiu na década de 70, com o intuito de demonstrar a fragmentação causada por uma filosofia de cunho prático. Esse cenário começou a ser abordado no Brasil a partir da Lei de Diretrizes e Bases n°5692/71 e atualmente com a nova LDB n°9.394/96, portanto a interdisciplinaridade tem grande influência na legislação e nas propostas curriculares que são os PCNs.

De acordo com José C. Libâneo (1994), o processo de ensino se caracteriza pela combinação de atividades do professor e dos alunos, ou seja, o professor dirige o estudo das matérias e assim, os alunos atingem progressivamente o desenvolvimento de suas capacidades mentais. É importante ressaltar que o direcionamento do processo de ensino necessita do conhecimento dos princípios e diretrizes, métodos, procedimentos e outras formas organizativas.

Na prática é possível fazer uma interligação entre disciplinas aparentemente sem semelhanças. Esta interligação é uma maneira de complementar e formular um saber crítico-reflexivo, esse saber deve ser valorizado cada vez mais no processo de ensino-aprendizagem. A interdisciplinaridade busca relacionar as disciplinas, com o intuito de trabalhar várias disciplinas com o mesmo tema de estudo.

Um problema comum é considerar que a interdisciplinar seja um trabalho de uma área específica, que apenas aproveitam-se recursos de outra área. Usar um artigo científico em uma aula de Ciências, não é trabalhar Língua Portuguesa. Pois os alunos apenas leram em sala de aula, não houve esforço e interpretação voltada ao ensino da Língua Portuguesa.

A interdisciplinaridade só conseguirá ser eficaz se for um modo competente, que proporcione formas de atingir metas educacionais previamente estabelecidas e compartilhadas pelos componentes da unidade escolar. Ela oferece uma nova postura diante dos diferentes saberes, uma mudança de atitude em busca do conhecimento, em busca do ser em sua totalidade. Conseguiremos um bom resultado se a aprendizagem do aluno for por completo, não pela qualidade do resultado final, sendo assim o que realmente importa é a produção, a interação e a aprendizagem.

Algumas escolas já fizeram grandes projetos interdisciplinares. Um dos mais tradicionais colégios de Blumenau, o Colégio Sagrada Família criou um projeto, envolvendo História, Geografia e Artes, com a meta de ensinar aos alunos do 8°ano mais sobre a região.

A professora de Geografia, Karen Robert

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (45.3 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com