TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTERDISCIPLINARIDADE, CONCEPÇÕES TEÓRICAS PRÁTICAS

Por:   •  27/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  985 Palavras (4 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 4

PÓS-GRADUAÇÃO IEBRASIL. .

DISCIPLINA: INTERDISCIPLINARIDADE, CONCEPÇÕES TEÓRICAS PRÁTICAS

PÓS-GRADUANDA: DAIANE PIRES DA SILVA

FRAIBURGO, SETEMBRO DE 2017.

INTERDISCIPLINARIDADE, CONCEPÇÕES TEÓRICAS

A Educação tem uma grande relevância para a formação do sujeito, principalmente nos tempos atuais onde a globalização se insinua com tanta força. Diante de um mundo em que está  constantemente em evolução, e se constitui de saberes, é de forma incontestável, que não pode-se mais dissociar nem fragmentar as realidades que o compõe ,haja vista que atualmente tudo está globalizado

O mundo é uma totalidade. Mas, sendo tão grande e complexo, seu conhecimento é feito pelas partes. Foi essa ideia de que a fragmentação facilita a compreensão do conhecimento científico que orientou a elaboração dos currículos básicos em um certo número de disciplinas consideradas indispensáveis à construção do saber escolar. Porém a atualidade  trouxe  nova concepção de ensino/aprendizagem

A necessidade de romper com a tendência fragmentadora e desarticulada do processo do conhecimento, justifica-se pela compreensão da importância da interação e transformação recíprocas entre as diferentes áreas do saber. A realização integrativa-interativa, permite-nos visualizar um conjunto de ações interligadas de caráter totalizante e isenta de qualquer visão parcelada, superando-se as atuais fronteiras disciplinares e conceituais (MACHADO, 1975)/.

Para isso, vale ressaltar a importância da elaboração do planejamento. Por isso, nas ações mais simples do ser humano em seu cotidiano, quando o homem pensa de forma a compreender seus objetivos, ele está planejando, sem necessariamente registrar de forma técnica as ações que irá executar durante o dia. Assim, pode-se dizer que a ação de planejar, ou o planejamento, faz parte da vida. Aquele que não mais planeja, corre o risco de realizar as coisas de forma mecânica, alienada e, como consequência, sua ação não ter um sentido lógico.

Não podemos mais usar antigos “procedimentos” de ensino, portanto   para que possamos ter um conhecimento mais completo sobre as novas concepções de ensino é necessário analisar  as diferentes e principais  metodologias de ensino.

O ensino multidisciplinar é realizado pela ministração de aulas sobre diversos ramos do conhecimento. Uma ação simultânea de disciplinas em torno de uma temática comum. Essa atuação, no entanto, ainda é muito fragmentada, na medida em que não se explora a relação entre os conhecimentos disciplinares e não há nenhum tipo de cooperação entre as disciplinas.

Nessa modalidade,  os professores não se comunicam entre si para compartilhar uma mesma aula. Cada professor dá a sua aula, sobre sua disciplina.  Os alunos aprendem conteúdos separadamente. Geralmente  as aulas são  descontextualizadas.

   Entretanto quando usamos o modelo de aula com características multidisciplinar observamos que são utilizadas as informações de várias matérias para estudar um determinado elemento, sem a preocupação de interligar as disciplinas entre si.  

A interdisciplinaridade visa a garantir a construção de um conhecimento globalizante, rompendo com as fronteiras das disciplinas. Para isso, integrar conteúdos não seria suficiente. Seria preciso uma atitude e postura interdisciplinar. Atitude de busca, envolvimento, compromisso, reciprocidade diante do conhecimento( MORAIS, 1989).

A metodologia do trabalho interdisciplinar implica em: integração de conteúdos; passar de uma concepção fragmentária para uma concepção unitária do conhecimento; superar a dicotomia entre ensino e pesquisa, considerando o estudo e a pesquisa, a partir da contribuição das diversas ciências;  ensino-aprendizagem centrado numa visão de que aprendemos ao longo de toda a vida.

A ação pedagógica através da interdisciplinaridade aponta para a construção de uma escola participativa e decisiva na formação do sujeito social. O seu objetivo tornou-se a experimentação da vivência de uma realidade global, que se insere nas experiências cotidianas do aluno, do professor e do povo e que, na teoria positivista era compartimentada e fragmentada. Articular saber, conhecimento, vivência, escola comunidade, meio-ambiente etc. tornou-se, nos últimos anos, o objetivo da interdisciplinaridade que se traduz, na prática, por um trabalho coletivo e solidário na organização da escola. Um projeto interdisciplinar de educação deverá ser marcado por uma visão geral da educação, num sentido progressista e libertador (MORAIS, 1989).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (93.2 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com