TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTERMEDIAÇÃO DA EDUCAÇÃO CULTURAL ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  17/4/2019  •  Relatório de pesquisa  •  17.069 Palavras (69 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 69

IDEC – INTERMEDIAÇÃO DA EDUCAÇÃO CULTURAL

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ENSINO FUNDAMENTAL

BARUERI

2019

IDEC – INTERMEDIAÇÃO DA EDUCAÇÃO CULTURAL

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ENSINO FUNDAMENTAL

ANA PAULA DE SOUZA FERREIRA

PEDAGOGIA

BARUERI

2019

Sumário

INTRODUÇÃO...................................................................................................4

CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR...............................................5

ATIVIDADE DESENVOLVIDAS .......................................................................9

PROJETO POLITÍCO PEDAGOGICO............................................................10

INTRODUÇÃO AOS RELATÓRIOS DE ESTÁGIO .......................................13

RELATÓRIO DE ESTÁGIO ............................................................................14

CONCLUSÃO .................................................................................................53

REFERENCIAS................................................................................................55

ANEXOS..........................................................................................................56

INTRODUÇÃO 

 

 

O trabalho a ser apresentado, refere-se ao  relatório de estagio do curso de Pedagogia, que foi realizado na EMEF Doutor Francisco Manuel Lumbrales de Sá Carneiro. 

No relatório constam informações sobre a escola em questão: sua área de atuação, descrição do local de trabalho, descrição das atividades que foram desenvolvidas pelo estagiário, bem como análise das dificuldades e sugestões de melhorias. 

Segundo Pimenta e Lima (2004) o estágio é o eixo central na formação de professores, pois é através dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação da construção da identidade e dos saberes do dia-a-dia em sala de aula. 

O estágio  é a possibilidade de  integração do estudante com a sociedade, oferecendo a oportunidade de adaptação social e psicológica á sua futura atividade profissional através da prática de seus conhecimentos e aprendizados. “Enquanto campo de conhecimento, o estágio se produz na interação dos cursos de formação com o campo social no qual se desenvolvem as práticas educativas” (PIMENTA e LIMA, 2004, p. 6). 

Todos os alunos precisam passar por um tipo de experiência na prática  possibilitando desta forma, observar , pois desta maneira poderá fazer uma analise do aprendizado em sala de aula e das teóricas e ver na prática como são aplicadas e se são aplicadas. 

A ação foi acompanhada por diversas professoras que me auxiliaram na avaliação das aulas e atividades. Através desse estagio pude dar continuidade  ao conhecimento do espaço escolar, tal espaço que é social e que se constrói conhecimento através de sujeitos investigadores que usam a observação como ferramenta e assim analisam possíveis mudanças. 

O objetivo desse trabalho é relatar as atividades que foram realizadas no período do estagio e aprendizados que foram adquiridos durante esse período, ressaltando também dificuldades e limitações que foram encontradas. Assim podendo analisar de uma maneira geral como foi a experiência no estagio e como o curso contribuiu neste processo. 

A Lei Federal nº 9394/96, que fixa as diretrizes e bases da educação nacional, institui as bases para a definição de novas políticas educacionais para a formação de professores da educação básica.

O curso de pedagogia tem como objetivo central a formação de profissionais capazes de exercer a docência na educação infantil, e nos anos iniciais do ensino fundamental, nas disciplinas pedagógicas para a formação de professores e de gestão escolar.

Este trabalho tem como finalidade apresentar observações e práticas decorrentes do Estágio do Ensino fundamental.

 

CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR

A EMEF FRANCISCO MANUEL LUMBRALES CARNEIRO DR EMEF foi criada no dia 13/06/1988, pela Lei Municipal nº3829 publicada nº D.O.M. em 04/02/1981, e reinaugurada em 2007.

A Unidade escolar é localizada  próximo das áreas livres.

Os alunos podem ser considerados entre classe média baixa, pois a maioria tem dificuldade de adquirirem material escolar, moradia, etc. Buscando na escola não só conhecimento, mas também alimento.

Para amenizar um pouco esta situação        , a unidade escolar conta com algumas parcerias e uma das mais importantes é o projeto igreja, onde os alunos participam de várias atividades no contra turno escolar.

E garantindo o acesso e permanência na escola, a prefeitura implantou o projeto Escolinha do futuro e a escolinha foi contemplada com os seguintes projetos: Teatro, Judô, Vôlei e Basquete.

  • NOME DO MANTENEDOR

Prefeitura do Município de Osasco

  • NÍVEIS DE ENSINO MANTIDO

A Unidade Escolar mantém o ensino Ensino Fundamental, em  1º Ano, 2º Ano, 3º Ano, 4º Ano e 5º Ano.

  • HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Aulas do período da manhã –  Ensino Fundamental: das 7:00 às 12:00

Aulas do período da tarde – Ensino Fundamental: das 13:20 às 18:20

Atendimento ao público – das 9:00h as 17:00h

Os vizinhos da U.E. são bem  diversificados, vai desde casa de alvenaria,  barracos, pois o bairro possui três grandes áreas livres.

 A clientela é constituída por crianças na faixa etária de 06 anos, proveniente de bairros próximos a escolas. Verificamos que 50% da clientela provém da área livre e 50% de casas de alvenaria. Observação: na unidade tem crianças na base de 60% que moram com os pais e 40% de famílias agregadas.

 O nível socioeconômico é de classe baixa, boa parte das mães trabalha fora, em casas de famílias, restaurantes, indústrias, etc. A clientela escolar 80% é natural de Osasco e 20% provém de outras localidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (80.9 Kb)   pdf (318 Kb)   docx (49.9 Kb)  
Continuar por mais 68 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com