TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO À UNIVERSIDADE E AO CURSO

Por:   •  30/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO À UNIVERSIDADE E AO CURSO - AVALIAÇÃO FINAL

NOME:

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

OBSERVAÇÕES:

01) As respostas devem ser sínteses do texto e não cópias literais;

02) Será atribuída pontuação zero às respostas copiadas do texto ou iguais às de colegas.

Boa prova!

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

QUESTÃO 01 (1,5 ponto) – Ghiraldelli afirma que toda pedagogia é moderna e, portanto, burguesa. Explique esta afirmação.

QUESTÃO 02 (1,5 ponto) – Segundo Ghiraldelli, durante quase toda a Primeira República, a Pedagogia Tradicional seguiu inabalável. Entretanto, surgiram questionamentos vindos do movimento popular urbano em relação a esse modelo, que culminaram na criação de Escolas Modernas, inspiradas na Pedagogia Libertária. Nos anos vinte, com o imperialismo cultural, chega ao Brasil a Pedagogia Nova, que teve sua oposição à Pedagogia Tradicional como tema de debates na década de trinta. Como desfecho desse movimento, em 1932 foi escrito o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, que exigia educação pública e gratuita e seguia os preceitos da Pedagogia Nova. Entretanto, o autor afirma que tais preceitos nada tinham a ver com os interesses das classes populares. Por quê?

QUESTÃO 03 (1,5 ponto) – O autor afirma que as Pedagogias não-diretivas possuíam uma “ingenuidade liberal”. O que propõem as pedagogias não-diretivas? O que significa dizer que elas possuem uma ingenuidade liberal?

QUESTÃO 04 (2,0 pontos) – Vimos que a pedagogia deve preocupar-se com: como, o quê, quando e para quem ensinar. Nesse sentido, o autor aborda quatro elementos: conteúdo, autoridade, coerção e automatização. Escolha dois deles e disserte sobre como são abordados na Pedagogia Progressista.

QUESTÃO 05 (1,5 ponto) – Estudamos que a Pedagogia Liberal-Burguesa “[...] anuncia aos quatro cantos que a Educação é o fator-chave para a ascensão social”. Ghiraldelli concorda com essa afirmação? Por quê?

QUESTÃO 06 (2,0 pontos) – Ghiraldelli destaca que a Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT) contribuiu de forma significativa para a elaboração de uma teoria educacional socialista. Como se deu essa contribuição?

QUESTÃO 07 (1,5 ponto) – Ainda no âmbito da Pedagogia Socialista, Gramsci propôs a criação da escola unitária. No que consistia essa proposta e como ela se justificava?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (32.1 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com