TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Iimportância do kapoeire para o desenvolvimento de crianças motoris na festa preschool

Pesquisas Acadêmicas: Iimportância do kapoeire para o desenvolvimento de crianças motoris na festa preschool. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/12/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  6.217 Palavras (25 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 25

A IMPORTÂNCIA DA CAPOEIRA PARA O DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS NA IDADE PRÉ – ESCOLAR

THE IMPORTANCE OF THE CAPOEIRA FOR THE MOTOR DEVELOPMENT OF CHILDREN IN THE PRESCHOOL AGE

*Silvana dos Santos

*Silvio Pinheiro de Souza

** Joaquim Martins Junior

RESUMO:

O presente trabalho traz discussões sobre a educação infantil, destacando as características motoras de crianças em fase pré-escolar, sugerindo a capoeira como uma atividade física completa para esta etapa educacional. É um estudo do tipo quase experimental cujo objetivo é verificar a influencia da capoeira para um maior desempenho do desenvolvimento motor de crianças de 3 a 6 anos, bem como o papel da pré-escola. Vale ressaltar ainda que se encontre neste trabalho as necessidades da criança em idade pré-escolar, partindo ainda da implantação da capoeira em pré-escolas como mecanismo de educação, esclarecendo suas funções, abordando sua origem. O estudo evidenciou que de forma geral a aplicação da capoeira em idade pré-escolar pode contribuir para uma melhora significativa no desenvolvimento motor nesta idade, espera-se ainda que este estudo venha a contribuir ainda que forma modesta para a realização de um trabalho mais especifico para crianças.

Palavras-chave: capoeira, desenvolvimento motor, educação infantil, crianças.

ABSTRACT:

The present work brings quarrels on the infantile education, detaching the motor characteristics of children in preschool phase, suggesting the capoeira as a complete physical activity for this educational stage. It is a study of the almost experimental type whose objective is to verify influences it of the capoeira for a bigger performance of the motor development of children of 3 the 6 years, as well as the paper of the daily pay-school. Valley to stand out despite if it finds in this work the necessities of the child in preschool age, breaking still of the implantation of the capoeira in daily pay-schools as education mechanism, clarifying its functions, approaching its origin. The study it evidenced that of general form the application of the capoeira in preschool age can contribute for a significant improvement in the motor development in this age, expects despite this study it comes to contribute despite it forms modest for the accomplishment of a work more I specify for children.

Word-key: capoeira, motor development, infantile education, children.

* Acadêmicos do curso de Educação Física do Cesumar.

** Professor Doutor da disciplina Introdução a Metodologia Cientifica do Cesumar.

1. INTRODUÇÃO

1.1 DESCRIÇÃO DO PROBLEMA

As crianças na fase pré-escolar tendem a desenvolver-se mais no aspecto motor, já que o convívio com a escola e os professores proporciona um estímulo maior para esse desenvolvimento. De acordo com Haywood e Getchell (2004) o desenvolvimento motor abrange uma ampla esfera de tópicos relacionados ao próprio físico e as capacidades de movimento. Também diz respeito a indivíduos de qualquer idade, do nascimento até a morte. É importante ressaltar que o desenvolvimento motor na criança de três a seis anos é diferente entre si, dependendo do grau de maturidade de cada criança. Para Teeple (1978), maturação física é o avanço qualitativo na constituição biológica e pode referir-se à célula, ao órgão ou avanço do sistema em composição bioquímica, em vez de somente ao tamanho. É na fase pré-escolar que a criança de três a seis anos irá demonstrar suas aptidões e interesses para determinadas práticas esportivas e recreativas. Segundo Newell (1986) os movimentos surgem da interação do individuo com o ambiente no qual, os movimentos ocorrem e com a tarefa a ser executada. Se qualquer desses três fatores muda, o movimento resultante muda. A criança de três a seis anos possui um crescimento lento, porém seu desenvolvimento motor é constante e está relacionado à sua idade, já que o desenvolvimento motor é diferente para cada idade. Para Haywood e Getchell (2004) o desenvolvimento está relacionado à idade, ele pode ser mais rápido ou mais lento em diferentes períodos. O desenvolvimento motor é de extrema importância, pois o não desenvolvimento na fase pré-escolar acarreta sérios problemas à vida adulta do indivíduo. Os autores ressaltam ainda que, “os organismos vivos estão sempre em desenvolvimento, mas a quantidade de mudanças podem ser mais ou menos observável nos diversos períodos da vida.” A aplicação da capoeira na idade pré-escolar tem sido uma questão bastante discutida pelos que se preocupam com o desenvolvimento motor da criança de três a seis anos.

Aliar a capoeira à educação pode gerar uma melhora muito significativa na vida escolar de crianças e adolescentes, produzindo maior rendimento dos alunos e resgatando valores como respeito, amizade, companheirismo. Muitas escolas públicas e particulares já incluíram a capoeira como atividade intra e extracurricular, despertando a criança para a prática do esporte desde a mais tenra infância e criando atletas para o futuro. (MENDES, 2006, p.74)

Vendo que a aprendizagem motora se refere aos ganhos relativamente permanentes em habilidades motoras associadas a pratica ou a experiências, Schmidt e Lee (1999). Atualmente, essa questão vem recebendo uma atenção especial e adotada cada vez mais nas pré-escolas, obtendo resultados expressivos em suas tentativas de solucionar o problema citado. É importante lembrar ainda que apesar das diferenças existentes no desenvolvimento da criança nesta fase a capoeira contribui de forma adequada a cada idade. Haywood e Getchell (2004) afirmam que o desenvolvimento motor esta relacionado à idade. À medida que o desenvolvimento acontece, a idade avança. Todavia, ele pode ser mais rápido ou mais lento em diferentes períodos, e suas taxas podem diferir entre indivíduos cuja idade e desenvolvimento não necessariamente avançam na mesma proporção. A criança está sempre passando por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.8 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com