TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importancia dos jogos na apredizagem

Por:   •  24/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

A educação tem como meta formar cidadãos críticos e criativos, aptas para compor na construção de novos conhecimentos.  O

Segmento de ensino aprendizagem está constantemente

Aperfeiçoando sua metodologia de ensino para uma educação de

Qualidade.

Os jogos são de grande estabelecidas habilidades novas, atividade, inclinação à solução de problema. Machado (1986. p28) diz que brincar ajuda a criança a ajustar-se não só no ambiente físico mais ao meio social. Dante (1998.p.49) destaca que as atividades lúdicas podem contribuir significa mente para o processo de construção do conhecimento da criança.

O uso dos jogos no contexto Educacional.

O uso dos jogos no contexto Educacional, só pode ser estabelecido corretamente, a partir da compreensão dos elementos que contribuem para uma aprendizagem atuante. Podemos perceber que os jogos são usados em sala de aula com o objetivo de transmitir e fixar conhecimento de uma disciplina, de uma maneira mais satisfatória e atraente para os alunos. O mais importante na ação do jogo em sala de aula é a mediação entre professor e aluno que vai favorecer a aprendizagem, um ambiente de discussão e troca com o professor, com perguntas e respostas diferentes, ou alternativas respeitando os erros e motivando-os a superarem suas limitações.

PARA SOLER (2006) existem muitas razões para o brincar fazer parte de qualquer projeto sério de educação, pois por meio deles a criança tem a independência aumentada, sua sensibilidade visual e auditiva é estimulada as habilidades motoras são trabalhadas a agressividade diminuída. A imaginação e a criatividade são muito exercitadas. Ou seja, acontece uma aproximação entre as pessoas e com certeza a escola cumpri seu papel  fundamental, que é de transformar uma realidade difícil.

SEGUNDO PIAGET: A criança pré-escolar encontra-se em uma fase de transição fundamental entre ação e operação. Ou seja, uma fase muito importante   para a criança, o momento certo para introduzir atividades, brincadeiras, jogos, com objetivos de aprendizagem.

PARA ABREU (1993) os jogos são de grande importante no aspecto social, impõe o controle dos impulsos a aceitação as regras. Mais sem que ocorra alienação, visto que elas são estabelecidas pelos os jogadores, e não imposta por qualquer estrutura que aliene.

SEGUNDO VYGOTSK, O lúdico influencia enormemente o desenvolvimento da criança é através do jogo que a criança, aprende a agir sua curiosidade é estimulada adquire iniciativa. E autoconfiança proporciona o desenvolvimento da linguagem do pensamento e da concentração. (Vygotsky, 1989).

NA CONCEPCÃO PIAGETIANA, os jogos consistem numa simples assimilação funcional num exercício das ações individuais, já aprendidas gerando ainda um sentimento de prazer pela ação lúdica em si e pelo o domínio sobre as ações. (Portanto os jogos tem dupla função consolidar os esquemas já formados e dar prazer o equilíbrio emocional da criança, (PIAGET APUD FARIA 1995)). Desde muito cedo o jogo na vida da criança é de fundamental importância, pois quando ela brinca, explora e manuseia tudo aquilo que está a sua volta, através de esforços físicos e mentais... ”(  ARAUJO. 1992).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (90.2 Kb)   docx (118.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com