TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância Do Significado e dos Estudos Semânticos

Artigo: Importância Do Significado e dos Estudos Semânticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  Artigo  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 3

Importância Do Significado e dos Estudos Semânticos

Primeiramente, tem-se que a semântica é a área da linguística que estuda o significado das línguas naturais, sendo que o estudo do significado pode ser feito de vários ângulos. Cabe à semântica estudar o significado das palavras e dar a elas o correto e necessário entendimento como forma de expressão entre os homens pela linguagem. Dependendo da concepção que se tenha de significado, têm-se diferentes semânticas.

No que diz respeito ao estudo das significações das palavras, podem-se destacar a sinonímia, que estuda palavras que possuem significados semelhantes como, por exemplo, os pares engraçado/cômico, malvado/perverso, longe/distante, e a antonímia, que trata de palavras que possuem significados opostos, como bem/mal, forte/fraco, luz/escuridão, etc.

Dentre as várias possibilidades de investigação do significado, uma delas se concentra no estudo da relação que existe entre as expressões linguísticas e o mundo, e uma das características importantes das expressões linguísticas é que elas são sobre alguma coisa. As autoras destacam também que, na Semântica Formal, o significado é entendido como uma relação entre a linguagem por um lado, e, por outro, aquilo sobre o qual a linguagem fala.

As formas linguísticas são símbolos e valem pelo que significam. São ruídos bucais, mas ruídos significantes. É a constante referência mental de uma forma a determinado significado que a eleva a elemento de uma língua. Não há nenhuma relação entre o semantema cão e um certo animal doméstico a não ser o uso que se faz desse semantema para referir-se a esse animal.

Cada língua “recorta” o mundo objetivo a seu modo, o que Humboldt chama “visão do mundo”. Registre-se a existência da linguagem figurada, a metáfora, uso de uma palavra por outra, subjazendo à segunda a significação da primeira.

As palavras também são simbólicas ou carregam uma associação de símbolos a elas. Ainda que alguém explique exaustivamente que a cruz suástica não teve origem durante o Nazismo, as pessoas, mesmo sabendo que essa palavra sânscrita tenha o significado de “boa sorte” e que, entre outras coisas, ela carregue um significado bom em sua origem, que represente a evolução, etc., a palavra (signo) e o símbolo estão comprometidos com a ignorância da boa parte dos ocidentais. Por essa razão, aqueles que sabem o significado original de símbolos como a suástica, ficam coibidos diante do tabu que se criou sobre eles. Tabus frequentemente são carregados de falta de informação e podem também conter interesses velados de quem os sustenta.

O estudo dos semantemas é difícil, pois são em número infinito e sua significação fluída, sujeita às variações sincrônica, sintópica, etc. A polissemia faz da significação dos semantemas uma conglomerado de elementos e não um elemento único: ele anda a passos largos/ anda de carro/ anda doente. Quanto à significação interna dos morfemas, ela se distribui nas categorias gramaticais que enquadram um dado semantema numa gama de categoria – gênero, número, etc., para maior economia da linguagem.

A semântica está, portanto, associada ao significado, ao sentido e à interpretação de palavras, expressões ou símbolos. Todos os meios de expressão incluem uma correspondência entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com