TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Individual

Por:   •  5/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 4

História da Alfabetização

 A historia da alfabetização começa desde os tempos mais remotos e continua até os dias de hoje, pois tanto a escrita quanto as regras de alfabetização acompanham o homem desde o começo da civilização. Alfabetizar é tarefa simples, e a ideia de que a escrita no passado estava restrita somente a nobreza e aos religiosos é falsa, por que a escrita sempre foi um fato social, um exemplo sobre este fato são as pinturas rupestres que praticamente deram início da leitura de mundo através de desenhos de animais e pessoas, com o tempo e com as necessidades foram surgindo outras formas de escritas e de contagens, pois a medida que o homem começou a cultivar, para comer, surgiu a necessidade de registrar quantidades através de símbolos.
Com o passar do tempo e a necessidade de padronização da escrita primitiva foi necessário o aumento de caracteres que representassem a escrita e o som da fala. Segundo
CAGLIARI, após um longo período, os alunos já eram alfabetizados fazendo copias de textos para que então, depois, escreverem seus próprios textos, entretanto havia os que aprendiam a ler e escrever somente para lidar com seus próprios negócios.
No código da escrita três povos se destacaram, foram eles, os semitas, os gregos e os romanos, cada um usava um sistema de escrita e alfabetização que contribuiu para o desenvolvimento da leitura e da escrita até os dias de hoje. De acordo com Cagliari, a educação na idade média era feita basicamente dentro do ambiente familiar mostrando assim que a alfabetização pode ocorrer fora do ambiente escolar. Porem quando começaram a surgir as letras do alfabeto a alfabetização passou a ser mais complicada, pois não era preciso reconhecer somente as letras, mais também categorizá-las de forma correta, foi ai que começou o surgimento de cartilhas para o aprendizado, fato que ocorreu a partir do séc. XV até o séc. XVIII.

Fontes bibliográficas:

  • CAGLIARI, Luís Carlos. Alfabetizando sem o bá-bé-bi-bó-bu. 1a ed. São Paulo: Scipione, 2009.

Sugestões de atividades na alfabetização

A escrita faz parte do mundo da criança, ela trabalha cognitivamente desde muito cedo utilizando informações das mais variadas procedências: embalagens, cartazes de rua, TV, peças de vestuário, livros, revistas, seu próprio nome. Portanto, não faz sentido deixar a criança à margem da língua escrita.

Existem vários meios para se ensinar, não existe o melhor método para ensinar, na verdade existem mecanismos que auxiliam nessa tarefa de educar, ensinar e aprender. Ainda não foram encontradas respostas satisfatórias para o problema da alfabetização, e é necessário continuar estudando, pesquisando, investigando a fim de desenvolver meios que resultem em uma aprendizagem efetiva e satisfatória tanto para a criança quanto para o professor.

Algumas atividades de alfabetização podem ser:

 Montagem do alfabeto da turma, utilizando os nomes dos alunos e completando com palavras significativas de objetos ou animais conhecidos;  Bingo de alfabeto  Destacar a palavra na frase;  Trabalhar com a palavra destacada;  Contagem do número de letras;  Letra inicial e final;  Recorte de gravuras;  Montagem de palavras, tirando letras de revistas;  Dividir a palavra em sílabas;  Destacar as sílabas  Ditado, das palavras, de forma oral e em sinais;  Roda da Leitura: todos os alunos sentados, em formato de um círculo, para a realização da leitura do dia.  Contando e Recontando a História: momento em que cada aluno terá a oportunidade de recontar uma história, uma lenda, causo ou caso (real).  Caixinha de Leitura: o professor selecionará algumas frases, parágrafos curtos, textos e outros, colocando-os em uma caixa. No momento reservado à leitura, cada aluno retirará da caixinha o que deverá ler no dia.  O Painel de Leitura: cada aluno escreverá uma frase que identifique o livro e/ou texto por ele lido. Essa frase vai para o painel.  Diversificando a Leitura: após a leitura do dia, o aluno apresentará o conteúdo utilizando varal, fantoches, teatro, dobraduras e outros.  Texto Rodízio: Após trabalhar um determinado conteúdo, em círculo o professor entregará uma folha a cada aluno e pedirá que ele coloque seu nome e que escolha o título e comece a produzir um texto. A cada sinal do professor, os alunos passarão a folha para o colega da direita para continuar a produção até chegar a quem iniciou, onde ocorrerá a leitura e a correção do texto.  Chuva de ideias: Escolhe o tema ou área de conhecimento e pede para que os alunos relacionem palavras ao tema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (80.5 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com