TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Individual

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.105 Palavras (5 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

        O trabalho interdisciplinar aqui apresentado, consta a reflexão sobre a criatividade, que é fundamental para o pedagogo, pois a partir da criatividade o professor das séries iniciais consegue de forma lúdica aplicar a aprendizagem a criança, isso facilitará para o aluno adaptar-se as disciplinas que a ele é apresentada, pois tudo é novidade para a criança e isso é um processo lento mas progressivo.

        A criatividade a partir das leituras feitas mostra que todos podem ser criativos independentemente de possuir grau de estudo elevado, ser artista, ou até mesmo um intelectual.Isso fica claro a partir da leitura retirada do  livro criatividade e processos de criação da autora OSTOWER, (1977), pois tudo é um processo evolutivo do ser humano e transformador , pois o homem consegue guardar o passado , vivenciar o presente e ainda planejar o futuro , contudo isso fica nítido e comprovado dentro do artigo escrito pelo escritor e professor NUÑEZ & SANTOS, (2012), para o contexto educacional a criatividade se faz necessário para o processo criativo e evolutivo da criança e porque do professor.

        Jogando isso para nossa realidade atual, vemos professores que lutam para desenvolver novas técnicas, mas não conseguem pelo fato de não encontrarem apoio nem suporte para conseguir desenvolver o psíquico da criança pelo menos integralmente.    

Desenvolvimento

        Nos dias nós os futuros pedagogos, nos preparamos para uma realidade que muitas vezes não é nada fácil, entrar em uma sala de aula e trabalhar com crianças exige muito mais que o ensino, tradicional, os professores devem ser criativos, evolutivos, transformadores e principalmente formadores de opiniões, pois a criança nos anos iniciais passa a princípios repetidores do que eles vêem em seus educadores. E a que questão principal fica em aberto, quando nos perguntamos: O que eu (educador) tenho feito para ser um professor dinâmico e criativo?

        O professor deve sim romper as barreiras do comodismo e ir além, transformar as aulas que muitas vezes se tornam enfadonhas, em aulas que provoque o interesse da criança em aprender e descobrir o novo, que lhe é apresentado. Se há em sala de aula um professor critico e criativo certamente teremos uma criança interessada em aprender.

É importante que se estimule o educando o porquê das coisas para o mesmo não se conformar com as simples situação dos fatos, mas partir de uma análise criteriosa. Tomita, (1999, p.13)

        A criança tem a necessidade de estar sempre criando algo novo, buscando o diferente, por este motivo o pedagogo deve estar sempre aberto para mudanças, geralmente o professor se encontra tão preso ao cumprimento de carga horária da escola, que suas aulas acabam se tornando as mesmas aulas tradicionais, das quais os educandos tiveram recebidos dos seus mestres anteriores, o que seria um desperdício para o professor universitário.

Consideramos de relevância maior, neste final de milênio, que o professor universitário esteja mais atento ao desenvolvimento da capacidade do futuro profissional de pensar de forma criativa e inovadora, algo indispensável neste momento da história marcado pela mudança, pela incerteza, por um progresso sem precedente, e por uma necessidade permanente do exercício da própria capacidade de pensar. Esta nova postura certamente resultaria em menor desperdício de talento e potencial humano, como vem ocorrendo em conseqüência das possibilidades limitadas oferecidas ao desenvolvimento e expressão da criatividade no ambiente universitário. Alencar, (2007, p. 10)

        A criança que cria, tem até mais facilidade para aprender, ela consegue atingir um desenvolvimento maior, a criatividade transforma o meio em que vivemos e o pedagogo por sua vez é o maior responsável por esse ato, as propostas pedagógicas, são uma forte aliada para ajudar o professor, o que devemos atentar é para o professor não se prenda as crença, pois infelizmente muitos professores se prendem a ela, a sociedade esta em constante mudança, o que faz o ser humano também mudar junto com a mesma, por este motivo nós futuros pedagogos devemos estar sempre inovando, as crianças de hoje não são iguais as crianças de antigamente e as de amanhã serão diferentes com as de hoje, se não estivermos inovando criando, ficaremos parados no tempo, e cairemos na velha e tradicional forma de ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (80.9 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com