TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informatica na Educação

Por:   •  7/6/2017  •  Monografia  •  11.455 Palavras (46 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 46

JOAQUIM MARTINS DA SILVA NETO

O COMPUTADOR COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA: UM OLHAR SOBRE AS AÇÕES DAS GESTORAS DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA

Monografia apresentada ao Departamento de Pós-Graduação do Instituto Varzeagrandense de Educação como requisito parcial para a obtenção do título de Pós-Graduado em Informática na Educação.

                                                             Orientadora: Profª  Ms. Albina Pereira de P. Silva

Sinop-MT

2005

Dedicatória

Dedico este trabalho a toda a minha família,  

a qual  me proporciona muito amor e carinho.

A minha esposa, a pessoa que tem me auxiliado

bastante em nosso crescimento no dia-dia.

A minha mãe que tem sido forte na tarefa de cuidar

dos pais e viver com a família distante e ter que passar

Algumas  dificuldades que a distância de cada um lhe proporciona.

AGRADECIMENTOS

Primeiramente, agradeço a Deus por me manter com saúde para que eu possa desenvolver minhas atividades.

A minha orientadora, Albina, pelo carinho em esclarecer todos os passos deste trabalho com  vontade e paciência.

A todas as pessoas que ajudam o próximo simplesmente pelo prazer de ajudá-lo e não por algo em troca.

Gostaria, também, de agradecer todos os  participantes desta pesquisa, cujas contribuições foram de uma relevância ímpar para a conclusão desta pesquisa.

 

RESUMO

Este trabalho sendo um de conclusão da pós-graduação na cidade de Sinop, visou pesquisar como e que esta sendo implantação e a aceitação da Informática Educativa na escola Nossa Senhora do Perpetuo Socorro. Saber a freqüência do manuseio dos computadores ou não por parte dos educadores, se há entraves e dificuldades da gestora do LIED para coordenar e incentivar o uso do mesmo; as principais dificuldades encontradas pelos professores para o  uso do computador como ferramenta de apoio em sua disciplina; se há apoio da coordenação e direção da escola para o uso do LIED para que as gestoras possam fazer um bom trabalho de incentivo de uso do laboratório; visão dos professores em relação ao computador e a coordenação do LIED se estão recebendo incentivo, orientação e capacitação.

Dividido em quatro capitulo trás algumas deficiências, objetivos opiniões diferenciadas, apresentadas após a inserção dos computadores na educação verificando em qual abordagem teórica e pratica o computador  vem sendo utilizado pelos educadores, pois a tecnologia só tem valor mediante a sua utilização.

     

LISTA DE SIGLAS E ABREVIATURAS

LiEd – Laboratório de Informática Educativa

NTE – Núcleo de Tecnologia Educacional

NTIC – Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação

ProInfo – Programa Nacional de Informática na Educação

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO .............................................................................................

INTRODUÇÃO

A introdução dos computadores na Educação Brasileira tem forte influência da política de implantação da Informática na Educação dos países como os Estados Unidos e França. Nestes países o computador era utilizado na educação, por exemplo, nos meados da década de 50, para armazenar grande quantidade de informações e transmitir informações aos alunos. O computador era utilizado para instrumentalizar o aluno com conhecimentos técnicos sobre digitação e programação. Por isso, Valente (2002) caracterizou o uso do “computador como máquina de ensinar”.

A Informática vem sendo utilizada na Educação de diversas formas desde, talvez, os anos 60, mas apenas na década de 80, com a diminuição dos preços dos computadores e a invenção das interfaces amigáveis (o que facilitou a vida do usuário comum), é que foi possível instituir projetos de utilização da Informática na Educação de modo mais sistemático e segundo abordagens sistêmicas. Em muitos países os computadores começaram a aparecer nas escolas de ensino básico e médio sob forma de projetos ainda experimentais, frequentemente amparados por pesquisas universitárias e recursos governamentais. (ALMEIDA; FONSECA JÚNIOR, 2004, p. 14).

        O uso do computador na educação para que promova alterações significativas no processo de ensino aprendizagem faz-se necessário que haja uma política consistente que envolva um trabalho em equipe na escola. A partir deste pressuposto, é que esta monografia teve como problemática o seguinte questionamento: Que ações de implementação de uso pedagógico do computador as gestoras do Laboratório de Informática Educativa (LiEd) da Escola Estadual “Nossa Senhora do Perpétuo Socorro” desenvolvem com os professores? Nas perspectivas dos professores da escola, como vêem a atuação das gestoras do LiEd?

Com base na problemática supracitada, a presente monografia objetivou analisar as ações desenvolvidas pelas professoras coordenadoras do LiEd da escola Estadual “Nossa Senhora Perpétuo Socorro”, localizada no município de Vera – MT para a utilização do computador nas atividades curriculares pedagógicas rotineiras, bem como saber como os professores da escola avaliam a atuação e as contribuições  das professoras coordenadoras do LiEd no processo de implementação do uso computador como ferramenta pedagógica no contexto escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (76.3 Kb)   pdf (554.5 Kb)   docx (859.5 Kb)  
Continuar por mais 45 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com