TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interdisciplinaridade

Por:   •  30/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.234 Palavras (5 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Pedagogia

ATIVIDADE INTERDICIPLINAR

O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS EDUCATIVAS

[pic 3]

CURVELO

2011

ATIVIDADE INTERDICIPLINAR:

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, à disciplina Interdisciplinar: Psicologia da Educação II; O trabalho do pedagogo nos Espaços Educativos; Comunicação e Linguagem e Educação e Diversidade: Relações Ético – Racionais.

Professores: Daniele Fioravante; Vilze Vidotti e Lilian Salete Alonso.

CURVELO

2011

A HISTÓRIA DE EDNÃ

EDNÃ, já algum tempo, vem sofrendo no espaço escolar algumas formas de discriminação, tratadas pela disciplina Educação e Diversidade.

Embora ele tente demonstrar timidamente seu entrosamento com a turma, algumas vezes deixa transparecer seu descontentamento que segue todos os dias, começando pelo horário da chamada em sala de aula.

Durante a chamada, muitos professores preferem chamar os alunos pelo nome, pois no inicio do ano letivo, tal dinâmica auxilia no reconhecimento de todos e de cada um individualmente. No entanto o nome dado ao menino não o deixa tão feliz, porque os professores, à chama – lo erram a pronúncia de seu nome ou ignoram o acento quando o escrevem. Essa postura por parte de alguns professores o deixa profundamente constrangido diante das gracinhas, palavras pejorativas e piadas apresentadas pelos demais alunos quando outros pronunciam seu nome.

A professora frente está situação deve – se manter – se no domínio e ser criteriosa ao fazer à apresentação dos alunos, usando metodologias diferenciadas como dinâmicas para fazer uma apresentação individual, onde ela possa ouvir a pronúncia correta do nome de cada aluno e também para que possa tirar qualquer dúvida relacionada ao nome dos alunos, evitando assim o constrangimento de uma má pronúncia.

E jamais ela deve fazer nenhum questionamento nem com os pais e nem com o aluno, pois independente do nome do aluno o professor deve – se manter – se na postura do respeito, portanto o nome de cada um é escolhido, por diversas razoes e é uma manifestação de carinho da família e deve ser respeitado e admirado pelo educador que tem o papel de ensina – lo a amar o que tem e o que é enquanto ser humano.

Mas não podemos deixar de relatar este fato ao pedagogo, que irá orientar o papel do educador. É importante que o professor e o pedagogo tenham um ótimo entrosamento, pois, situações assim não devem ser problema, mas sim uma oportunidade de crescimento do educador perante a turma e ao pedagogo enquanto direcionador.

Afinal em educação devemos somar os desafios e fazer a diferença e nunca julgar as pessoas pelos erros, pois é com os erros é que nos fortalecemos como educadores e grandes seres humanos.

O pedagogo ainda terá que conversar com este aluno individualmente, portanto ele que é ainda mais preparado para mediar este fato por seu trabalho abrangente com varias turmas e educadores dará uma explicação convincente, clara e reparadora do fato ocorrido levando ao aluno a compreensão e mostrando a ele que embora não devesse enquanto seres humanos estão sujeitos a erros, mas que somos suficientemente capazes de aprender com os erros e administra – los de maneira que eles se tornem conquistas e vitórias com nossas vidas.

 Assim o aluno se fortalecerá diante da turma e a mesma terá a oportunidade de compreender os fatos com veracidade e crescer enquanto cidadãos críticos, participativos, autônomos e responsáveis pelos seus atos. E mostrar aos demais alunos da turma que não devemos tratar nossos colegas com indiferença, ou de maneira que os deixam constrangidos ou magoam (Bullying)

No entanto, o professor poderá trabalhar as diferenças, transmitindo aos alunos que nem todos temos os mesmos nomes, que são diferentes, pode fazer um trabalho voltado para essa situação montando um mural colando diferentes nomes de pessoas, para eles assimilarem e possam ser futuramente cidadãos críticos e reflexivos.trabalhando dessa forma dará a oportunidade aos educadores e aos pedagogos, a reflexão da real importância da abertura de leque entre as disciplinas e quanto elas estão inseridas em nosso instante não a imparcialidade dos fatos, mas um direcionamento seguro que leve todos a sua volta ao crescimento e autonomia nas decisões.

Também o professor pode explorar a disciplina comunicação e linguagem utilizando o nome da criança para analisar o acento gráfico, sua pronúncia e produzir um texto que dê a liberdade de cada aluno se expressar perante o fato ocorrido, trabalhando o conteúdo com criatividade e interdisciplinaridade, ou seja, aprendizagem significativa.

Já a Psicologia da Educação pode ajudar nessa tomada de decisão, pois ela vem de maneira objetiva, não apenas solucionar os desafios que surgem em nossa vida, mas nortear o encontro do que tenha levado ao problema para preparar a pessoa a superar tais problemas, evitando assim constrangimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (94.1 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com