TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interdisciplinaridade

Por:   •  7/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 3

Interdisciplinar é um adjetivo que qualifica o que é comum a duas ou mais disciplinas ou outros ramos do conhecimento. É o processo de ligação entre as disciplinas.

A interdisciplinaridade surgiu na França e na Itália, mas no Brasil ocorreu quando foi elaborado a Lei de Diretrizes e Bases e os Parâmetros Curriculares Nacionais.

A interdisciplinaridade são as interações entre as disciplinas onde uma disciplina conversa com a outra e durante os trabalhos há interação e cooperação de todos e assim professores e alunos interagem e cooperam, tudo isso acontece para que seja desenvolvida a área crítica do aluno, e os permite enriquecer seus conhecimentos, ou seja, a interdisciplinaridade é o dialogo entre diferentes disciplinas.

Na interdisciplinaridade forma-se um elo onde une os professores, onde professores e alunos podem trabalhar um determinado conteúdo de forma prazerosa para o aluno, e é importante trabalhar com atividades relacionadas ao cotidiano das crianças, porque elas aprendem mais quando o que estudam faz parte do seu cotidiano e faz sentido para elas, assim conseguiram assimilar melhor o conteúdo e terão mais interesse.

Quando os professores se unem e interligam as matérias é ai que ocorre a interdisciplinaridade.

Para Goldman (1979, p. 3-25), um olhar interdisciplinar sobre a realidade permite que entendam melhor a relação entre seu todo e as partes que a constituem. Para ele, apenas o modo dialético de pensar, fundado na historicidade, poderia favorecer maior integração entre as ciências.

Na interdisciplinaridade há cooperação de varias disciplinas, mas há também a definição do que cabe a cada uma a fim de que não haja um isolamento, dispersão, ou seja, fracionado o conteúdo, o objeto de estudo é abordado de forma integral.

Interdisciplinaridade é utilizada para caracterizar a colaboração e cooperação entre disciplinas(FAZENDA,2002).

A interdisciplinaridade representa a melhoria na qualidade de ensino e, consequentemente , na qualidade de vida, uma vez que possibilita a visão global do mundo,(LUCK,HELOISA, 2001).

O trabalho interdisciplinar vai favorecer e possibilitar um trabalho em conjunto, onde as disciplinas do currículo se comunicam, além de favorecer um crescimento intelectual dos alunos.

(A interdisciplinaridade, conforme LUCK (1995), possibilita a união de educadores, num trabalho conjunto, de interação entre si e com a realidade , objetivando a formação integral dos alunos, a fim de que possam exercer criticamente a cidadania, mediante uma visão global de mundo, e serem capazes de enfrentar os problemas complexos, amplos e globais da realidade atual. Obs: (ESSE PEDAÇO É DE UM TRABALHO DA MACKENZIE))

A interdisciplinaridade é um dos caminhos que facilitam a aprendizagem porque aprendemos melhor quando vivenciamos e associamos os conteúdos com nossa realidade, assim ao se trabalhar com projetos a interdisciplinaridade acontece.

Quando se trabalha a interdisciplinaridade espera-se que seja superado a fragmentação, a divisão e a compartimentalização do conhecimento.

Bibliografia

http://www.mackenzie.br/fileadmin/Graduacao/CCBS/Cursos/Ciencias_Biologicas/1o_2012/Biblioteca_TCC_Lic/2011/1o_2011/RAISA_PEREIRA_ABDALLA.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (105.8 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com