TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução Educação Especial

Por:   •  26/10/2015  •  Dissertação  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 2

Para falarmos sobre educação especial, lançaremos primeiramente um olhar sobre nós mesmos. Somos pessoas diferentes umas das outras, pensamos e agimos de formas diferentes a diversas situações cotidianas, mesmo passando pelas mesmas experiências, temos formas diferentes de percepção, e são essas diferenças que nos tornam pessoas únicas no mundo.

Nós nos tornamos seres humanos normais no momento em que vivenciamos e respeitamos essas diferenças, respeitando que possuimos limitações, assim como os outros também as possuem, dessa forma passamos a desenvolver nossas potencialidades, que são ilimitadas.

Ao observarmos a letra da música Ciranda da Bailarina de Adriana Calcanhotto, podemos destacar o trecho que diz: "procurando bem todo mundo tem pereba, marca de bexiga ou vacina", assim como o trecho da música Ser diferente é normal de Gilberto Gil, que destaca: "todo mundo tem que ser especial, em oportunidades, em direitos, coisa e tal, seja branco, preto, verde, azul ou lilás, e daí? que diferença faz? Ou seja, todos nós somos seres especiais no mundo, cada um com suas potencialidades.

No curta metragem as cores das flores, a professora solicita aos alunos para que façam uma redação sobre as cores das flores, e Diego um lindo menino cego é desafiado a cumprir esta tarefa. Logo, Diego escreve sua redação mostrando a todos o seu modo de ver as cores no mundo, ele diz que as flores são de cores de passarinhos e também cor de abelha e vaquinha do campo. Explica que existem diversas flores no mundo e que cada passarinho é uma cor de flor.
Sua maneira diferente e ao mesmo tempo encantadora de ver o mundo nos mostra que podemos ter diferentes modos de ver a vida porém todos nós podemos sentir e interiorizar a sua beleza.

Todas nós somos diferentes uns dos outros, nenhum de nós é igual. Temos nosso jeito único de ser, nossos sonhos, nossas limitações e são essas as diferenças que fazem o ser humano crescer, aprender e evoluir. Cada um de nós deve sentir-se incluido pela sociedade, fazendo parte da construção de um mundo melhor, mais justo, solidário e fraterno.

Viva as diferenças!!

Referênciais:

http://alaidy30.blogspot.com.br/2012/10/projeto-ser-diferente-e-normal.html

http://normalserdiferente-psico.blogspot.com.br/

http://letras.mus.br/adriana-calcanhotto/102206/

http://letras.mus.br/gilberto-gil/ser-diferente--normal/

acesso em 12/05/2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (56.8 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com