TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução e Educação: Ciência e Educação

Por:   •  17/3/2016  •  Tese  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO CAPITULO 2

Ciência e educação uma historia de paradigma pode se dizer que este modelos cientifico se estende para uma paradigma social que orienta a maneira de ser e pensar do homem.

A realidade organizada pelo homem é decorrente do pensamento paradigmático, que se estabelece num período de tempo, ou seja, um modelo já existente fica difícil fugir do paradigma já fixado sem poder expor o que se acredita como certo ou verdadeiro.

Esses paradigmas esta em toda organização de um povo tonto técnico, econômico educacional, político e social enfim em tudo; A mudança de um paradigma pode existir através de renovação de pensamentos assim criando inquietação e necessidades de empreender buscas por novos referenciais teóricos para realizar novas mudanças. No século surge o paradigma da ciência cartesiana que se caracteriza por ter uma visão mecanista do conhecimento composta de varias partes menores que se une.Este modelo teve dois mentores o Pai do racionalismo da filosofia moderna RENE DESCARTE (1596-1650) e fundador do método cientifico Frances FRANCIS BACON(1561-1626).

O Descarte teve o modelo dedutivo e BACON o modelo indutivo e através deles surgiram leis, teorias e fatos cientifico como, por exemplo, Descarte com a ideia da superioridade da mente sobre o material e para conhecer temos que sempre esmiuçar, dividir e Bacon com o Empirismo Doutrina, baseada exclusivamente na experiência conjunto de conhecimentos, resultantes da prática.

A influencia cartesiana desencadeou projeto de liberdade de modernização de crescimento econômico este método admite a duvida no qual favoreceu a filosofia Iluminista , após esta liberdade de pensar, surgiram alguns marco histórico como a abolição da escravatura e o surgimento da democracia.

No século XIX o positivismo iniciado pelo Frances Augusto Comte (1798-1857), com a ciência materialista (saber é poder) foco real, que automaticamente se confronta com o pretexto teológicos e metafísico de explicação do mundo.

O estilo de vida cartesiano não se preocupa em conservar valores fundamentais como a paz a harmonia com semelhantes, cuida da vida e não da alma.

O paradigma da modernidade trouxe bons e maus legado o mau o materialismo acima de tudo e bons extinguiu doenças que parecia incurável através de estudos e muitas invenções fantásticas.

O paradigma cartesiano de ser fragmentada passou a ter influencia na educação como na sua estrutura e também em ensino como estudar em disciplina e as disciplinas em conteúdos parte por parte onde o aluno deve ouvir e copiar e memorizar tendo seletividades e competição entre os melhores sem expressar duvidas, sem se preocupar com o entendimento e valores pessoais e coletivos não deixando legado para a sociedade sem ter educação voltada para uma vida saudável e mais digna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (55.7 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com